Escola de Laguna realiza II Mostra Pedagógica do Novo Ensino Médio sobre trilhas de aprofundamento

Foto(cidade)grafias em movimento e Atelier do Território Catarinense foram alguns dos temas abordados no evento da Escola de Educação Básica (EEB) Ana Gondin

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Letícia Martendal

A escola é um ambiente composto por multiculturalidades, que abriga indivíduos com diferentes heranças sociais e distintas visões do mundo. Por isso, é fundamental que a cultura, uma manifestação plural e dinâmica, seja incluída no processo de ensino-aprendizagem.

Leia mais: Projeto Construindo Minha Escola: alunos de Itajaí produzem mesas para práticas esportivas

Escola de Laguna realiza sua II Mostra Pedagógica do Novo Ensino Médio sobre cultura

Os patrimônios naturais do município também fizeram parte da exposição – Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Os costumes e características – antigas e atuais – podem funcionar como uma ferramenta para exemplificar temas de diversos componentes curriculares. Além de trazer a educação com uma abordagem diferente e captar a atenção dos estudantes, também é uma forma de se aprofundar na história de uma comunidade e assim entender melhor a si mesmo e o próximo.

Utilizando de pesquisas, curiosidade, experimentos e protagonismo, as trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio são o programa ideal para abordar esse assunto. Foi pensando nisso que a Escola de Educação Básica (EEB) Ana Gondin, em Laguna, promoveu a sua II Mostra Pedagógica.

Neste mês de dezembro, durante o evento, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas trilhas de aprofundamento ao longo do ano. Os temas da mostra contam histórias da cultura local e os atributos da região.

Uma das exposições foi focada na primeira trilha, a Foto(cidade)grafias em movimento, abordando o resgate histórico, sociológico e cultural de Laguna, utilizando de retratos para cumprir seu objetivo e promovendo o protagonismo do discente ao valorizar o olho do mesmo sobre o município onde mora.

Já a segunda trilha, o Atelier do Território Catarinense, apresenta os estudos das contribuições dos povos indígenas, quilombolas e migrantes de Santa Catarina, valorizando a diversidade cultural que compõe o Estado. Para isso, foram expostos alimentos e utensílios característicos destes grupos.

A influência dos imigrantes açorianos na história catarinense também esteve presente no evento, com representações da Festa do Divino e o boi de mamão confeccionado pelos alunos. A mostra continuou enfatizou a cultura imaterial, abordando outras características brasileiras, como as festas carnavalescas e a dança.

Outro tema foi a linguagens e suas tecnologias, com placas incluindo frases otimistas escritas na língua espanhola, desenvolvidas pelos estudantes e colocadas no pátio da escola. Os conteúdos das ciências da natureza e matemática não ficaram de fora, já que os discentes fizeram uma exposição sobre as riquezas naturais de Laguna.

“Foi um expressivo trabalho desenvolvido pelos alunos do NEM, orientados pela competente equipe de professores. Ficou evidente que uma escola necessita de movimento para atrair a atenção de seus alunos tornando-a interessante através de uma aprendizagem significativa”, relata a coordenadora Elenita Goulart.

Confira as fotos da II Mostra Pedagógica do Novo Ensino Médio da EEB Ana Gondin:

Confira mais Notícias