Para complementar o projeto escolar de alimentação saudável, a Escola de Educação Básica (EEB) Edith Gama Ramos, de Florianópolis, desde 2019 desenvolve e mantém a horta escolar como trabalho pedagógico. Para engajar e mobilizar as turmas, alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental estão aderindo ao consumo de folhas verdes na merenda escolar por conta do projeto.
Leia mais: Estudantes desenvolvem habilidades na horta da escola
Por conta do projeto da horta escolar, outras atividades são desenvolvidas na escola envolvendo o tema de alimentação saudável. Além do plantio das hortaliças, os estudantes criaram um telejornal, que já tem duas edições, para apresentar a temática.
Nele, os estudantes são repórteres e as âncoras. Para mobilizar a escola, várias turmas participam, cada série tem o seu tema. No primeiro jornal, os alunos, com o auxílio da nutricionista da escola, apresentaram informações sobre vários vegetais. A segunda edição é sobre alimentação, fome e sustentabilidade.
“Esse tema tem que estar na pauta sempre! Dentro desse projeto são desenvolvidas várias ações que dependem do corpo de professores que estão na escola no ano. Um dos nossos professores trouxe a ideia e todos os demais professores amaram, e assim estamos fazendo. A 3º edição (do jornal) está em produção. Primeiro (os alunos) estudam o tema, depois preparamos atores, gravamos e no final os alunos do 9º ano editam (o jornal)”, conta a diretora da escola Marcia Zanon Benetti.