A 9ª edição do Café Literário – o sabor da leitura, promovido pela EEB Vendelino Seidel, movimentou Iporã do Oeste durante os dias 02, 03 e 04 de agosto. O evento envolveu a participação de 216 alunos, na apresentação de 11 projetos de leitura com diferentes cenários. Aberto ao público, o evento teve a visitação de estudantes de 14 escolas da região, reunindo um público aproximado de 3 mil pessoas.
Leia mais: Profissionais da educação e sua missão de contribuir com uma sociedade mais igualitária
O objetivo do projeto é estudar as obras literárias dos principais vestibulares do sul do Brasil, visando preparar os estudantes que prestam esses concursos vestibulares. Todos os anos acontece a seleção dos livros, que são disponibilizados aos alunos para leitura, estudo e aprofundamento da obra. Esse estudo objetiva conhecer o autor da obra, a época literária em que foi produzida, a temática e o que dela pode ser cobrado nos vestibulares.
Este ano, o trabalho iniciou em abril, durante as aulas da disciplina eletiva de multiletramento literário e nas trilhas das linguagens de Arte e Língua Portuguesa. De acordo com a professora de língua portuguesa e coordenadora do projeto, Simone Spies, os alunos esperam ansiosos pelo evento e são eles mesmos, que após as leituras das obras, desenvolvem os roteiros, figurinos e cenários para as apresentações.
“Se o foco é colocar o estudante no centro da sua aprendizagem, nada melhor do que eles mostrarem o que aprenderam para a comunidade escolar. O Café Literário – o sabor da leitura, tem sua importância no que tange à aproximação do jovem leitor na descoberta de uma literatura nacional mais próxima, mais humanizada, e que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem , assim como sugere a BNCC”, explica Simone.
As apresentações aconteceram nos três turnos de funcionamento da escola e cada obra contou com dois ou três grupos por turma, que se revezaram nas encenações. Os estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio ainda realizaram prova teórica sobre os livros abordados.
“Nesses nove anos de café literário, diversos alunos gabaritaram as questões de literatura, mesmo sem ter lido os livros, apenas assistindo as apresentações. Isso porque nós abordamos cada obra de forma aprofundada, com um contexto histórico do período em que foram escritos, bem como a abordagem dos temas pertinentes”, destaca a coordenadora.
Para o diretor da escola, Valtuir Marco Dal Bosco, o evento é um projeto grandioso, que envolve toda a comunidade escolar. “A cada ano tem aumentado o número de pessoas que vem nos visitar e apreciar esse trabalho magnífico produzido pelos nossos estudantes. Precisamos reconhecer o trabalho dos nossos professores no desenvolvimento do Café Literário, além de outros projetos e nos orgulhar muito da nossa escola que consegue traduzir cotidianamente o conceito amplo de aprendizagem com diferentes metodologias, preparando nossos estudantes para um mundo cada vez mais dinâmico”, conclui.
Confira as obras apresentadas na 9ª edição do Café Literário:
1.Torto Arado, Itamar Vieira Júnior (UFSC/ UEL, 2024)
2.Amarelo, Emicida e Belchior (UFGD, 2024)
3.Velhos – Herança -, Alê Motta (UFSC, 2024)
4.Úrsula, Maria Firmino dos Reis (UFSC/ UFGD, 2024)
5.Mandela Day, Simple Minds (UFGD, 2024)
6.Noite na Taverna, Álvares de Azevedo (UFPR, 2024)
7.Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade (UEM, 2024)
8.Um útero é do tamanho de um punho, Angélica Freitas (UFRGS, 2024)
- A rua dos cataventos, Mário Quintana (UEPG/Unioeste)
10.Tulu no Sítio do pica-pau amarelo, Donaldo Buchweitz
11.Da minha janela, Otávio Júnior (com as personagens Pilar e Greg)