A leitura e escrita são importantes habilidades que as crianças desenvolvem desde os primeiros passos na educação. Para incentivar os estudantes a desenvolver este hábito, a Escola de Educação Básica (EEB) Professora Corália Gevaerd Olinnger, Passos Maia, no Oeste do Estado de Santa Catarina, desenvolve o projeto “Blitz da leitura”.
Leia mais: Mês da primeira infância: privacidade e espaço pessoal da criança.
Com o objetivo de fomentar o interesse pela leitura e desenvolver a escrita e interpretação dos estudantes, a professora responsável pelas turmas da terceira série do Ensino Fundamental é Renata Laura Padilha.
“Conforme eles vão respondendo as atividades, se estiver tudo correto, eles ganham a cor verde no semáforo. Se a atividade precisa de mais dedicação, de capricho, eles ganham o amarelo. Se a atividade não for realizada ganham o vermelho”, destaca a professora.
A primeira etapa do projeto começa com os alunos escolhendo um livro na biblioteca da escola. Depois, realizam uma atividade sobre o livro que envolve a leitura, escrita, interpretação de texto e desenho.
Ao todo serão feitas dez atividades diferentes ao longo do ano: cada estudante lê um livro diferente por vez. As atividades são adaptadas para que todos respondam a mesma atividade mesmo tendo lido um livro diferente do outro.