Após estudarem sobre as primeiras máquinas a vapor durante o período da Revolução Industrial em sala de aula, alunos do sétimo ano da Escola de Educação Básica (EEB) Antônio Colonetti, de Içara, fizeram um passeio de campo para conhecer a Mina de visitação Octávio Fontana, cerca de 15 quilômetros de distância da cidade. O passeio foi organizado pelo professor de ciências da unidade, Almir Monteiro.
O objetivo foi reforçar e compreender melhor como o carvão mineral, um dos primeiros combustíveis não renováveis, era utilizado para mover as máquinas a vapor e entender sobre o processo de extração. “O projeto surgiu com a necessidade de mostrar para os alunos como que o carvão mineral foi utilizado durante o período da Revolução Industrial”, explica o professor Almir. Ao todo, 42 alunos participaram da atividade.
Leia mais: Atmosfera: o que você sabe sobre o assunto
A visita a Mina de visitação Octávio Fontana ocorreu em junho, mas a preparação para o passeio começou bem antes disso: para se prepararem para o passeio de campo, os alunos estudaram toda a teoria com o professor Almir, durante o primeiro trimestre das aulas, sobre máquinas Simples e a vapor, aquecimento global e efeito estufa.