Por mais que o fim de ano seja marcado pelo desejo de passear e conhecer novos lugares, aproveitar o tempo em casa também é uma alternativa valiosa, ainda mais quando as manhãs e as tardes são destinadas à cultura, descobrindo museus e exposições para visitar online.
Leia mais: Estudo na prática: 4 lugares para estudar a cultura açoriana em Florianópolis
Com diversas opções para todos os gostos, a internet é a prova de que o tempo e a distância não são um impeditivo para adquirir conhecimento. Com opções em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, esse é o momento de chamar a galera para compartilhar novas experiências.
A famosa Pinacoteca
Você, com certeza, já escutou algum amigo ou professor relatando a experiência na Pinacoteca. O espaço é um dos mais conhecidos em São Paulo, sendo a primeira opção quando o assunto é conhecer obras de arte.
A exposição está situada em um prédio antigo que fica no Centro da capital paulista. Além do cenário típico de uma metrópole, o espaço é propício para trocar experiências e admirar criações reconhecidas mundialmente, como o quadro “O Mestiço”, de Candido Portinari.
Para conferir as demais produções que estão expostas no local, é possível acessar o Google Arts & Culture. É por meio da plataforma que novos visitantes conseguem entender a magnitude do ambiente, mesmo estando em outro estado.
A importância do MASP
Quando o assunto são museus e exposições para visitar online, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) tem presença garantida na lista. Sendo um ponto importante para os paulistas, palco de diversas manifestações e movimentos que conquistaram o país, o espaço recebe visitantes de todas as partes do mundo.
Com uma arquitetura emblemática, projetada em quatro pilares, o prédio da Avenida Paulista abriga obras Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Monet e Picasso também estão expostos no local, colocando diante dos visitantes a oportunidade de conferir grandes produções da história.
Se antes era necessário viajar para conferir as produções, agora o acesso pode ser feito pelo Google Arts & Culture — você não vai perder a chance de aproveitar o momento com a turma, não é mesmo?
O Museu Afro Brasil
Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é uma alternativa para aqueles que querem conhecer mais sobre religião, escravidão e arte. Com produções que remetem ao século 18, existem muitos documentos históricos que retratam a vida dos antepassados e daqueles que viveram anos atrás.
As esculturas e pinturas do local ajudam a recriar uma narrativa conhecida entre os brasileiros, apresentando uma rotina que já foi parte do cotidiano do país. O acesso digital pode ser feito pela plataforma Google Arts & Culture.
Experiências no Museu Oscar Niemeyer
Se o seu tipo de arte preferida é a arquitetura, temos a opção certa para você! Inaugurado em 2002, em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer leva o nome do mais prestigiado arquiteto do Brasil. Com acervos próprios e exposições temporárias, o maior museu da América Latina tem seu espaço dedicado às Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design — uma ótima opção para visitar online.
Com uma área construída de 35 mil metros quadrados e mais 17 mil de área expositiva, o edifício recebe mais de 20 mostras anualmente, com milhares de visitantes.
Mas não é necessário ir até a capital paranaense para admirar as exibições. Pela página oficial do museu Google Arts & Culture você poderá conhecer as obras e fazer uma visita 360° pelo site.
Ciências no Museu Nacional
Criado em 1818 por Dom João VI com o intuito de atender os interesses do progresso cultural e econômico do Brasil, o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do país.
Considerado um museu universitário, a entidade possui exposições que contam a história do mundo natural e das culturas humanas, e possui o objetivo de disseminar o conhecimento das ciências naturais e antropológicas. Seu acervo conta com peças egípcias, greco-romanos e até coleções de paleontologia.
Em 2018, o prédio perdeu grande parte de suas obras em um incêndio. Mas, com um passeio virtual, pela plataforma do Google, é possível ver o legado do museu antes da tragédia, incluindo o fóssil humano mais antigo da América do Sul, a Luzia.
Como funciona o Google Arts & Culture?
Se você ainda não usou o mecanismo para ver museus e exposições para visitar online, é importante saber que a plataforma é uma criação do Google, pensada para facilitar o acesso aos lugares públicos que são destinados à arte.
O funcionamento é parecido com o Google Street View. O diferencial é que as imagens estão focadas em obras e pinturas, sendo uma alternativa para conferir aquilo que acontece em qualquer canto do mundo sem sair de casa.
Para conferir as novidades com os amigos, basta acessar a plataforma, ir na aba explorar e digitar o nome do seu museu preferido. Agora é possível aproveitar as férias para ampliar os horizontes e manter a proximidade com a educação.