Redação ENEM: confira as 5 competências avaliadas

A avaliação da redação do ENEM é feita com base nos critérios objetivos

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Um bom desempenho na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode fazer a diferença, já que é uma parte crucial para se obter uma boa nota. E para alcançar a nota desejada, os estudantes devem entender alguns critérios que serão avaliados pela banca do ENEM, realizada no primeiro domingo de provas.

Estudante realizando prova do ENEM -Foto: iStock/Divulgação/EducaSC

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Pensando nisso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável por realizar o exame, elaborou uma cartilha de fácil compreensão para somar na hora dos estudos.

Entenda as cinco competências exigidas pelo INEP:

Ter domínio sobre a escrita formal da língua portuguesa

Os candidatos devem mostrar que possuem domínio sobre a escrita formal da língua. Desse modo, os pontos observados são a respeito da ortografia, como:

  • Acentuação;
  • Hífen;
  • Pontuação;
  • Pronomes;
  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Separação silábica;
  • Regência verbal e nominal;
  • Concordância verbal e nominal, etc.

Conheça os níveis de desempenho:

Nível de desempenho sobre a escrita formal da língua portuguesa- Foto: Divulgação MEC

 

Entender o tema e não fugir do que é proposto

Já que o tema é o gancho para prender o leitor, as ideias precisam estar centralizadas de forma organizada. Para isso, é necessária a prática da leitura e escrita, com o propósito de desenvolver tais habilidades. E é por isso que nesse critério o estudante precisa entender qual é a proposta da redação, a fim de ser assertivo, sem escapar da ideia central.

Eis os níveis de desempenho:

Nível de desempenho sobre entendimento do tema- Foto: Divulgação MEC

 

Selecionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista

A terceira competência do ENEM pede para que o candidato elabore um texto com uma ideia clara a ser defendida e que os argumentos justifiquem tal posicionamento. Nesse momento, é preciso ter coerência e plausibilidade nas ideias.

São seis níveis de desempenho:

Nível de desempenho sobre organização e interpretação das informações- Foto: Divulgação MEC

 

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui é necessário que o texto siga uma linha tênue de raciocínio, onde as ideias se conectem na redação, por meio das frases e parágrafos. Preposições, advérbios, conjunções e locuções são os responsáveis pela coesão do texto. Além disto, cada parágrafo pode ser composto por um ou mais períodos articulados, contanto que estejam relacionados aos trechos anteriores.

Abaixo, seguem os níveis de desempenho:

Nível de desempenho sobre conhecimento dos mecanismos linguísticos- Foto: Divulgação MEC

 

Respeito aos direitos humanos

Nesse ponto, a proposta de intervenção para o problema abordado precisa respeitar os direitos humanos. Propor uma intervenção significa estimular uma iniciativa para enfrentar o problema. Essa elaboração é exatamente uma avaliação de como está o preparo do candidato para atuar em cidadania.

Eis os seis níveis de desempenho:

Nível de desempenho sobre respeito aos direitos humanos- Foto: Divulgação MEC

 

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