Um bom desempenho na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode fazer a diferença, já que é uma parte crucial para se obter uma boa nota. E para alcançar a nota desejada, os estudantes devem entender alguns critérios que serão avaliados pela banca do ENEM, realizada no primeiro domingo de provas.
Leia mais: Série Educação e Saúde estreia nesta quarta (16), no programa SC no Ar
Pensando nisso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável por realizar o exame, elaborou uma cartilha de fácil compreensão para somar na hora dos estudos.
Entenda as cinco competências exigidas pelo INEP:
Ter domínio sobre a escrita formal da língua portuguesa
Os candidatos devem mostrar que possuem domínio sobre a escrita formal da língua. Desse modo, os pontos observados são a respeito da ortografia, como:
- Acentuação;
- Hífen;
- Pontuação;
- Pronomes;
- Letras maiúsculas e minúsculas;
- Separação silábica;
- Regência verbal e nominal;
- Concordância verbal e nominal, etc.
Conheça os níveis de desempenho:
Entender o tema e não fugir do que é proposto
Já que o tema é o gancho para prender o leitor, as ideias precisam estar centralizadas de forma organizada. Para isso, é necessária a prática da leitura e escrita, com o propósito de desenvolver tais habilidades. E é por isso que nesse critério o estudante precisa entender qual é a proposta da redação, a fim de ser assertivo, sem escapar da ideia central.
Eis os níveis de desempenho:
Selecionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
A terceira competência do ENEM pede para que o candidato elabore um texto com uma ideia clara a ser defendida e que os argumentos justifiquem tal posicionamento. Nesse momento, é preciso ter coerência e plausibilidade nas ideias.
São seis níveis de desempenho:
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui é necessário que o texto siga uma linha tênue de raciocínio, onde as ideias se conectem na redação, por meio das frases e parágrafos. Preposições, advérbios, conjunções e locuções são os responsáveis pela coesão do texto. Além disto, cada parágrafo pode ser composto por um ou mais períodos articulados, contanto que estejam relacionados aos trechos anteriores.
Abaixo, seguem os níveis de desempenho:
Respeito aos direitos humanos
Nesse ponto, a proposta de intervenção para o problema abordado precisa respeitar os direitos humanos. Propor uma intervenção significa estimular uma iniciativa para enfrentar o problema. Essa elaboração é exatamente uma avaliação de como está o preparo do candidato para atuar em cidadania.
Eis os seis níveis de desempenho: