Em sua 5ª edição, o Prêmio Honestidade nas Escolas destacou 15 alunos vencedores. A relação dos premiados foi divulgada no último dia 31 pelo Governo do Estado. Promovido pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED), o concurso de desenhos é destinado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual.
Leia mais: O Enem tá aí: conheça as 6 principais universidades do exterior que aceitam a nota da prova
Ao todo, foram mais de 50 mil inscrições, um crescimento de 66% em relação ao ano passado. A ideia do concurso é despertar na nova geração a reflexão sobre integridade, ética, respeito, transparência e cidadania, valores essenciais para a vida em sociedade.
Neste ano o destaque foi para a Escola Básica Doralina Clezar da Silva, que teve quatro alunos vencedores. Além deles, estudantes de Chapecó, Balneário Gaivota, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Monte Castelo, Orleans, Taió, Turvo e Xanxerê.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, destaca a relevância do Prêmio Honestidade para a formação dos alunos da rede estadual de ensino: “Muito mais do que uma premiação, é uma forma gerar reflexão entre os nossos estudantes que vai além do didático, reforçando valores como a transparência e a cidadania. É uma alegria ver um aumento tão expressivo nas inscrições desde a última edição”.
Os desenhos produzidos para esta edição tiveram como tema “Como posso promover a cultura do respeito em minha cidade?”. Os vencedores serão premiados com um tablet, uma miniatura da boneca Catarina – a mascote do concurso -, além do tradicional troféu. A cerimônia de entrega do Prêmio está programada para 20 de novembro, na Casa da Agronômica.
Confira os desenhos vencedores clicando aqui.