Os candidatos que não conseguiram fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por motivo previsto no edital, terão até as 23h59 da próxima segunda-feira (20) para solicitar a reaplicação da prova. Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (17), mas foi estendido. A reaplicação do exame acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
Leia mais: Observatório astronômico da UFSC oferece visitação ao público durante todo o ano
Somente poderão solicitar a reaplicação da prova aqueles que faltaram por motivo de doença infecciosa prevista no edital; os que tiveram algum problema de logística ou foram alocados para fazer o exame em um local distante mais de 30 km do endereço informado na inscrição.
Como pedir a reaplicação do Enem?
A solicitação para a reaplicação da prova deve ser feita diretamente no site do Inep. Após o pedido, um protocolo será gerado e enviado para análise individual. Em caso de aprovação, o candidato receberá a informação de que a prova será aplicada nos locais indicados.
Aqueles que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas também terão o direito de realizar a avaliação em outra data. Para isso, existe uma aba específica no site onde é possível fazer o pedido. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.
Lista de doenças infecciosas que dão direito à reaplicação do Enem
Tuberculose;
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
Vale lembrar que quem se ausentou por doença infecciosa precisa anexar à solicitação um atestado.