Estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Melchíades Bonifácio Espíndola, de Balneário Rincão, participaram de uma ação de empreendedorismo, na última segunda-feira (13). A ideia partiu da professora Franciéllen Goulart, e teve como objetivo inspirar os alunos com histórias de empreendedorismo.
Leia mais: Plástico verde: alunas de Imaruí criam material biodegradável à base de gelatina
O trabalho foi desenvolvido dentro do componente curricular Projeto de Vida e contou com a participação de empresas da região comandadas por ex-alunos da escola, que trouxeram suas experiências aos estudantes.
“Somos uma escola de uma região periférica, em que muitos alunos têm pouca ou nenhuma perspectiva de empreender. Então trouxemos ex-alunos da nossa escola que empreendem no nosso município e são muito bem sucedidos no que fazem”, explica Franciéllen.
Proprietários de barbearia, academia, loja de bolos e clínica de terapia capilar da região estiveram presentes no encontro, onde montaram um pequeno espaço para apresentar seus serviços.
“Eu saí bem satisfeito, bem feliz, naqueles corredores eu pude reviver uma grande fase da minha vida. Achei muito enriquecedor esse projeto, até comentei com os alunos que na nossa época, não existiam muitas ações como essa. Espero que possa ter ajudado de alguma maneira, porque essa é a história da minha vida, a história da minha vivência como empreendedor”, diz Filipe Santa Helena Gomes, proprietário da academia Body Fit.
Na ocasião, cada turma, acompanhada de um professor, circulou pelos espaços num tempo previamente estabelecido de 30 minutos. Nesse período, os empreendedores e ex-alunos falaram sobre seu trabalho, sua trajetória na escola e como surgiu a decisão de empreender.
“Essa ação foi maravilhosa, impecável! Todos os empreendedores que estiveram lá são inspirações para os jovens de hoje em dia, cada um com uma profissão diferente e que são incríveis. É algo que com certeza vai nos ajudar a pensar sobre empreender, sobre nosso futuro, sobre a profissão que a gente quer. Espero vivenciar mais momentos como esse!”, relata a estudante Beatriz Vicente Maximiano.
Para o estudante Luiz Henrique, o projeto mostrou que todos são capazes de tornarem seus sonhos realidade “ Eles quiseram mostrar pra gente que tudo que a gente sonha, é capaz de realizar, basta que a gente se empenhe, acredite e não tenha medo nem vergonha de errar. Se der certo, devemos continuar trabalhando para melhorar e der errado, temos que tentar novamente, porque uma hora a gente acerta”.
“Queremos inspirá-los e motivá-los com histórias de pessoas que muitos deles conhecem mas nem fazem ideia de que haviam estudado na nossa escola. Além disso, queremos mostrar pessoas que fizeram o mesmo percurso acadêmico que eles e realizaram exatamente o que pregamos no NEM: o protagonismo!”, destaca a professora.