Não é apenas setembro, outubro e novembro que são meses temáticos com cores diferenciadas para debater temas de saúde do corpo. Além deles, existem várias cores que aparecem ao longo do ano, com a ideia de prevenir e conscientizar as pessoas sobre assuntos de cuidados com a saúde da mente, do corpo e temas gerais.
Leia mais: Você sabe o que é saúde mental?
1. Janeiro branco – saúde mental
A primeira das cores é a branca. O “Janeiro Branco” tem como importância chamar a atenção para a saúde mental. A intenção é conscientizar as pessoas de que depressão, ansiedade, cansaço mental, burnout e entre outras enfermidades são assuntos sérios e que precisam de atenção e acompanhamento de especialista.
2. Fevereiro Roxo – alzheimer
O “Fevereiro Roxo” chama a atenção para os casos de Alzheimer. Uma doença que mexe com a fala, mas principalmente com a memória. É estimado que, no Brasil, mais de um milhão de pessoas têm Alzheimer.
3. Março Lilás – câncer do colo do útero
Lilás é mais uma das cores que aparece durante o ano e, dessa vez, ela vem para falar da conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero, que é hoje, no Brasil, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer.
4. Abril Azul – autismo
Azul aparece duas vezes durante o ano e a primeira delas é em abril, no mês da conscientização do autismo -escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de chamar atenção das pessoas sobre esse assunto e também sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
5. Maio Amarelo – acidentes de trânsito
Uma das cores mais chamativas da paleta é o amarelo, e ele aparece em maio para chamar atenção das pessoas sobre um assunto muito importante: o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção do mês é fazer com que as pessoas tenham mais consciência ao dirigir para fazer do trânsito um local mais seguro para todos.
6. Junho Vermelho – incentivo à doação de sangue
Doar sangue é muito importante, pois salva vidas. Por conta disso, o mês de junho é vermelho para lembrar as pessoas de que a doação ajuda a todos e pode fazer a diferenças na vida de quem recebe – ainda mais no inverno, uma época em que os bancos de sangue tem uma redução no estoque.
7. Julho Amarelo – hepatites virais
O amarelo aparece de novo entre as cores, mas dessa vez para tratar de um assunto relacionado a saúde: as hepatites virais. Elas têm um impacto muito grande na vida da população brasileira e conscientizar o público é de extrema importância. Só no Brasil, a hepatite B e C já se encontram em quase dois milhões de pessoas.
8. Agosto Lilás – mês de proteção à mulher
O objetivo do agosto lilás é promover e chamar atenção para um problema sério: a violência contra a mulher. Por conta disso, aprovado pelo Senado, esse mês é conhecido por todo o Brasil como o período de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
9. Setembro Amarelo – combate ao suicídio
Uma das cores mais importantes do ano e que tem mais destaque é o “Setembro Amarelo“. Esses mês apresenta consigo muita história, reconhecimento e cuidado para os temas de saúde mental.
10. Outubro Rosa – câncer de mama
O “Outubro Rosa” é uma campanha conhecida mundialmente, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde os anos 90, as ações preventivas sobre este tema tem levado mais informações sobre a importância dos cuidados com o corpo da mulher.
11. Novembro Azul – câncer de próstata
Se um mês tem a cor focada nas mulheres, outro tem nos homens – é o caso do “Novembro Azul”. Esse período tem como objetivo levar os homens a se preocuparem mais consigo mesmo e ir até um médico para checar se está tudo bem com seu corpo, principalmente a próstata. É uma das cores mais importantes do ano.
12. Dezembro Laranja – câncer de pele
O laranja do sol pode danificar sua pele e causar câncer, por conta disso, dezembro, que é um mês em que as pessoas costumam ir à praia, tomar banho de sol, é chamado de “Dezembro Laranja”. O mês tem como foco conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele.