Enem: especialistas recomendam revisão e descanso para o último dia de prova

Saiba como otimizar o tempo para revisão do conteúdo e formas de descanso para não ficar tão ansioso para a segunda prova do Enem

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O próximo domingo (12), vai ser um dia marcante na vida de muitos brasileiros, o final de mais uma etapa na vida acadêmica. Os estudantes farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza, e essas são áreas que requerem bastante atenção e cálculos. Por isso, a importância de se preservar fisicamente e psicologicamente para esse último dia de exame do Enem.

Leia mais: Projeto Meninas na Tecnologia 2023 premia estudantes de escola de Joinville

No próximo domingo (12) acontecerá a segunda prova do Enem- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Assim como em todo momento importante de nossas vidas, uns dos primeiros sentimentos que surgem são a ansiedade e a preocupação. Como forma de se sentir mais seguros e preparados, muitos estudantes acabam intensificando os estudos de última hora. Porém, esse pode ter um efeito contrário, que provavelmente vai gerar ainda mais nervosismo.

Especialistas indicam que os candidatos foquem na resolução de questões de provas anteriores, e além disso, mantenham uma boa rotina de sono e de alimentação. Esses são fatores cruciais para o equilíbrio emocional no dia do Enem. Preparamos algumas sugestões para o último dia de prova do Enem. Confira:

 

Revisar questões de provas anteriores

Focar na realização de questões de provas anteriores pode ajudar muito. Isso porque por meio dessa revisão, o estudante vai conseguir pontuar o que sabe e o que ainda precisa de atenção. Assim, não vai gerar aquele acúmulo de conteúdo para revisar nesse curto período de tempo até a prova do próximo domingo. As provas e os gabaritos dos anos anteriores estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Realizar a prova com uma estratégia definida

Ao falarmos de realizar a prova com uma estratégia definida, é sobre ir para o local do exame sabendo qual parte vai resolver primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada área do conhecimento.

Essa sugestão pode render mais tempo aos participantes para resolverem os cálculos, em vez de se perderem em meio a tantas questões. Administrar o tempo é um dos grandes segredos para realizar uma boa prova e não acabar chutando questões por conta do prazo.

 

Avaliar como foi o primeiro dia de prova, para não repetir os mesmos erros

Cada estudante possui a sua metodologia, mas caso o método utilizado no primeiro dia de prova do Enem não tenha dado muito certo, seja por questão de tempo, ou esquecimento de alguma informação, não tenha medo de recalcular a rota para conseguir responder as questões durante as 5 horas de Exame. Se um caminho não deu certo, tente pelo outro!

 

Não fui bem no primeiro dia, o que fazer?

Vamos começar apontando o que os estudantes não podem fazer: desistir! Mesmo que não tenham se saído bem no primeiro dia de prova, ainda podem recuperar no segundo dia.

De acordo com o INEP, 28% dos inscritos no Enem não compareceram no primeiro domingo para a realização do exame. E por isso, só o fato do candidato ir no segundo dia, já o coloca em vantagem.

Outro ponto importante de reforçarmos, é o descanso um dia antes do Enem. Ter um tempo de lazer com a família ou com os amigos, ir para um lugar que permita respirar, como a natureza, podem proporcionar um sentimento de paz em meio a tantos pensamentos. Desejamos uma excelente prova a todos.

 

Confira mais Notícias