O dia do Folclore é celebrado no Brasil em 22 de agosto, sendo uma data atemporal, podendo ser levada para a sala de aula em qualquer época do ano. Isso porque o tema rende discussões sobre as mais diversas manifestações culturais dos povos, sendo uma ótima pauta para apresentar narrativas aos alunos durante todo o ano escolar.
Leia mais: Poetizando meu Vale: estudante de Timbó conquista 1º lugar em concurso de poesias
Com origem no século 19, o termo folclore foi criado pelo britânico e bibliotecário Willian John Thoms. Com o intuito de denominar histórias, crenças e tradições populares. Tudo começou quando o britânico decidiu mandar uma carta à uma revista de renome, propondo assim a criação da palavra ‘’folklore’’. E não é que ele conseguiu? Em 22 de agosto de 1946 o texto foi publicado – confira aqui a carta.
Mas afinal,o que podemos entender por folclore? Essa é uma palavra que deriva do termo original ‘’folklore’’, unindo folk que significa ‘’povo’’, e lore, que significa ‘’instrução’’, ‘’aprendizado’’, ‘’sabedoria’’. Nesse sentido, é o significado de sabedoria popular, representando a identidade social de uma comunidade através de atividades culturais desenvolvidas e transmitidas de gerações em gerações.
Unindo mitos, lendas, superstições e festas populares no Brasil, temos: o saci-pererê, o curupira, a iara, o bumba meu boi, o lobisomem, a mula sem cabeça, o carnaval, o frevo, o forró, a quadrilha, e por aí vai. Com isso, são muitos os caminhos para aproveitar a data. Confira abaixo as formas que vão te auxiliar na hora de levar essa temática para a sala de aula:
Saiba tudo sobre folclore
É de suma importância aprofundar os conhecimentos sobre o folclore, pois ampliando o conhecimento serão muitas as possibilidades para trabalhar o tema durante todo o ano escolar. Indicamos que você conheça o Portal da Nova Escola, onde eles reúnem conteúdos grátis para educadores. Inclusive, eles prepararam um box com conteúdos sobre o folclore. Conheça!
Utilize brincadeiras para desenvolver a alfabetização matemática
A cultura popular oferece brincadeiras que podem ser desenvolvidas dentro do folclore, sendo uma forma de trabalhar nos anos iniciais. As atividades além de divertidas, permitem desenvolver habilidades matemáticas.
Você pode, por exemplo, pedir para as crianças registrarem as experiências e o modo de brincar em forma de desenho. Assim, vai permitir que você analise o quanto cada um está dentro da brincadeira, e traz também uma noção de espaço de cada criança.
3 livros ilustrados sobre o folclore
Não tem forma melhor de aprimorar o conhecimento do que livros, ainda mais sendo eles ilustrativos para crianças. Abaixo, separamos 3 indicações que podem te ajudar:
- Cuca, qual é a cor da sua toca? (Lalau e Laurabeatriz): nessa história, Cuca decide pintar sua toca, mas vive uma indecisão por não saber qual cor pintar. E no meio dessa história, outros folclores vão surgindo, como o Saci, Curupira, a Iara, e muitos outros. Além do contato com as cores, após a leitura, as crianças podem ainda, montar um quebra-cabeças, que acompanha o livro, para reforçar as cores que foram vistas.
- Saci, qual é o número que estava aqui? (Lalau e Laurabeatriz): nesse livro, a criança terá contato com os números de 1 a 10, com o principal personagem da história, o Saci. Após a leitura, as crianças poderão montar o quebra-cabeças também.
- Curupira e a floresta das flores (Lalau e Laurabeatriz): o curupira fez uma ótima descoberta: uma floresta de letras. Resolvendo assim, fazer poesia para os bichos, os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele protege nas matas do Brasil. O livro acompanha um jogo de formação de palavras, enriquecendo a experiência das crianças.
Cirandas na Educação Infantil
O tema folclore dentro da Educação Infantil é muito rico. Uma proposta que será ótima para as crianças é propor cirandas, misturando assim música e dança. Além dos pequenos se divertirem, o repertório cultural da turma será ampliado com tal experiência.
Baixe livro com 8 personagens folclóricos pouco conhecidos
Quando falamos de folclore, logo lembramos do Saci Pererê e Curupira. Mas os personagens do Folclore são muitos e todos merecem atenção na hora de enriquecer os conhecimentos, assim a diversidade será desenvolvida. O portal nova escola, selecionou oito personagens que são menos conhecidos para você ficar por dentro. Saiba mais!