Aproximadamente 60 alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Fridolino Hülse, de São Martinho, formaram-se na segunda-feira (27), no Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC-Camboriú).
Leia mais: Como impor limites no desenvolvimento infantil?

Estudantes exibem certificado de formação no Programa Defesa Civil na Escola- Foto: Ricardo Trida/Secom/Divulgação/Educa SC
A cerimônia de formatura aconteceu na sede da SDC, em Florianópolis, e representou o rito de passagem e de conclusão do PDCE na vida dos estudantes. Isso significa que a partir de agora eles serão multiplicadores de todo o conhecimento aprendido sobre proteção, autoproteção e defesa civil.
Durante todo o ano os estudantes participaram de palestras, dinâmicas em sala de aula, saídas de campo e elaboração de vídeos, atividades desenvolvidas em diferentes disciplinas. A capacitação ocorreu de forma conjunta, entre professores e alunos.
O treinamento tem como objetivo preparar estudantes e professores para serem multiplicadores, por meio do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec). O Nepdec tem como objetivo incentivar a atuação de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil do município.
Os formandos tiveram a oportunidade, ainda, de conhecer a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) e demais áreas da SDC. Durante a visitação, conheceram as funções de cada setor, um pouco do trabalho realizado, além de tirar dúvidas, interagir com profissionais de várias áreas e aprender mais sobre prevenção e proteção.
O Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) existe há 10 anos e iniciou com um projeto piloto em apenas três municípios: Rio do Sul, Criciúma e Xanxerê. Nessas primeiras turmas havia 150 alunos participantes e 15 professores. Em 2023, o PDCE já atingiu 33 municípios de Santa Catarina e formou cerca de 39 mil alunos.