Conheça dois destinos catarinenses imperdíveis que reúnem belezas naturais e sustentabilidade

Para quem deseja aproveitar as férias junto a natureza e ainda se preocupa com a sustentabilidade, Santa Catarina possui municípios perfeitos para esse tipo de viagem

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Santa Catarina é um estado repleto de belezas naturais e o verão é, na maioria das vezes, a estação perfeita para conhecer novos lugares. E que tal visitar uma cidade que une beleza natural e sustentabilidade? Em 2023 Santa Catarina se destacou no ranking das cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável no “Top 100 Good Practice Stories”.

Leia mais: Retrospectiva Educação em Pauta: confira o melhor do ensino catarinense

Museu ao Ar Livre em Orleans- Foto: Divulgação/Educa SC

Se você gosta de curtir as férias aproveitando tudo que a natureza oferece e ainda se preocupa com a sustentabilidade, Santa Catarina possui municípios perfeitos para quem busca esse tipo de viagem. Confira dois municípios catarinenses capazes de oferecer um mergulho na cultura local e, ao mesmo tempo, proporcionar o contato com a natureza e suas maravilhas:

 

Orleans

Localizada a 112 quilômetros de distância da capital catarinense, Orleans é originária de uma colônia de italianos e alemães. Também conhecida como “Capital da Cultura”, a cidade foi fundada há 110 anos e recentemente recebeu o reconhecimento internacional pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) como Destino Turístico Sustentável na categoria bronze.

O município é famoso por suas vinícolas, cachaçarias e cervejarias artesanais – um convite aos amantes de uma boa bebida! Além das degustações de produtos locais, a cidade é marcada pelo Movimento Orleans Viva, que tem como objetivo incentivar e apoiar o turismo e a agricultura familiar para promover o desenvolvimento socioambiental e socioeconômico.

Para quem deseja aprofundar ainda mais na cultura e história local, uma boa opção é o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – primeiro museu da América Latina a apresentar seu acervo num ambiente natural e ecológico. O local preserva a cultura material de diversas etnias, com destaque para um acervo proveniente da imigração, que é mantido em pleno em funcionamento.

A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico. Ali é possível conhecer o modo de vida de uma comunidade, em uma determinada época, com suas residências, igreja, moinhos, galpões, indústrias artesanais, em um ambiente de contemplação e estudo.

 

Bombinhas

Também conhecida como capital do mergulho, Bombinhas está localizada a 78 quilômetros de distância de Florianópolis. No município, é possível encontrar águas cristalinas, trilhas e muita hospitalidade. Bombinhas foi reconhecida como um dos oito destinos turísticos sustentáveis, segundo a Green Destinations, e isso se deve a um curso de formação sobre a cidade, nomeado “Descobrindo Bombinhas”, o qual é destinado a empresas e comunidade local para debater sobre sustentabilidade, cultura e história.

Conta com 5 Unidades de Conservação: Parque do Morro dos Macacos, Parque da Praia da Galheta, ARIE da Costeira de Zimbros, Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo e parte da RPPN Morro dos Zimbros. Mais de 60% de sua superfície é de cobertura vegetal protegida por leis.

Para os amantes da natureza, Bombinahs é o destino certo, já que não faltam praias, trilhas e atividades para realizar ao ar livre – como ciclismo e surfe. A comunidade está sempre organizando mutirões de limpeza de praias – um ótimo jeito de se preocupar com a sustentabilidade e ainda, fazer contato com a população nativa.

Confira mais Notícias