O Aquífero Guarani é considerado o maior reservatório subterrâneo de água da América do Sul, sendo responsável por abastecer centenas de cidades brasileiras, e até algumas estrangeiras, como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Leia mais: Biblioteca Pública de Santa Catarina realiza visitas guiadas a estudantes
O reservatório representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta, ocupando uma área de 1,2 milhões de km². Ele é formado em rochas areníticas, que são rocha sedimentares, normalmente compostas por quartzo.
O Aquífero possui uma grande importância econômica e ambiental, uma vez que essa reserva de água doce proporciona água para o abastecimento humano e também para as atividades produtivas.
Entenda como é a formação geológica do Aquífero Guarani
A formação de um Aquífero se dá pela consolidação de um espaço nas estruturas da rocha, que posteriormente, são preenchidas pela água. O Aquífero Guarani em especial, é constituído de sedimentos arenosos e lavas de basalto. Foi formado na Era Mesozoica, há duzentos e quarenta e um anos atrás.
Sua formação geológica é composta de rochas porosas e impermeáveis, contribuindo para a absorção e armazenamento de captação de água da chuva. E o melhor é que o aquífero tem a sua água reposta através das precipitações dos rios.
Principais características do Aquífero Guarani
- Está localizado no Centro Sul da América do Sul;
- Está em maior parte no território brasileiro, nos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso;
- A sua formação tem como base o acúmulo de água em meios subterrâneos;
- O aproveitamento da sua água muitas das vezes extravasa a sua capacidade de recomposição;
- Enfrenta muitos problemas ambientais por conta do aumento da ação humana na natureza.
Problemas Ambientais do Aquífero Guarani
Como tudo na sua vida, existe o lado bom e o ruim, e com a natureza não seria diferente. Nesse caso, as ações humanas estão aos poucos, diminuindo os recursos naturais do planeta Terra.
E por isso, o Aquífero Guarani enfrenta problemas ambientais que são causados principalmente pelas atividades humanas, sobretudo a exploração desenfreada. Utilizam a sua água para o abastecimento de atividades domésticas, industriais e aquíferas.
São alguns dos problemas ambientais enfrentados pelo Aquífero:
- Poluição da água e do solo;
- Remoção da vegetação nativa;
- Contaminação por resíduos diversos;
- Ocupação antrópica desenfreada.
Vale destacar ainda a predação da água do Aquífero, que na maioria das vezes é retirada em quantidades acima da capacidade de recarga.
Conheça outros 10 Aquíferos Brasileiros
- Aquífero Alter do Chão;
- Aquífero Bauru;
- Aquífero Botucatu;
- Aquífero Serra Geral;
- Aquífero Cabeças;
- Aquífero Urucuia-Areado;
- Aquífero Furnas;
- Aquífero Karst;
- Aquífero Hamza;
- Aquífero Itapecuru.