Falar sobre leitura é tão relevante quanto falar sobre a importância de estar em contato com a expansão de aprendizagem de cada ser. Esse é um processo que auxilia na descoberta do mundo, formação de valores, compreensão sobre as diferentes culturas existentes, e claro, na trajetória de vida de cada estudante. E por isso é crucial que os alunos tenham contato diário com as atividades de leitura, que devem iniciar ainda na Educação Infantil.
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Sabemos que desenvolver uma leitura eficaz e tudo que ela envolve é algo intenso e um grande desafio, isso porque cada um terá o seu tempo, a sua maneira e o seu próprio desenvolvimento. E foi pensando nisso, que preparamos algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro da sala de aula, na rotina dos alunos. Mas antes disso, você deve estar se perguntando o que seria o termo fluência leitora, não é mesmo? Então vamos à explicação!
Sobre a fluência leitora:
Uma leitura é considerada eficaz quando o leitor compreende o que leu no texto, e não apenas desliza pelo conteúdo. Mas além disso, a fluência leitora trabalha a questão de se ler com propósito, por exemplo: para que ler esse texto, quais estratégias poderão ser utilizadas e o que se espera no final. É sobre ler com intenção!
Essa é uma ferramenta para o avanço da alfabetização. Isso porque, a partir dela, será possível ter informações mais abrangentes sobre o nível de leitura de cada um dos alunos.
E como ter essas informações?
Existem diversas formas de recolher dados dos alunos para saber em que nível de leitura eles estão. A principal importância de adquirir essas informações é o fato de que você conseguirá incluir todos os alunos nas atividades que vamos sugerir mais à frente. Segundo Mortimer Adler, um filósofo, educador e autor americano, são quatro os níveis de leitura existentes:
- Leitura Elementar: capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações;
- Leitura Inspecional: pode ser dividido em dois momentos, a pré-leitura e a leitura rápida. A primeira é quando o leitor faz uma sondagem no texto, lê frases iniciais, títulos, mas não dá sequência. Já a leitura rápida é quando o leitor vai lendo sem dar pausas, mesmo sem ter total compreensão do texto;
- Leitura Analítica: aqui é quando o leitor deixa de ser passivo na leitura, onde ele começa a fazer anotações, resumos, exposições orais, etc;
- Leitura Sintópica: nessa etapa a leitura começa a ser comparativa, onde o leitor busca um livro de outro autor, com visões diferentes sobre o assunto e começa a fazer as comparações.
5 atividades para o desenvolvimento da fluência leitora:
Selecionamos algumas atividades que favorecem o trabalho da fluência leitora para serem desenvolvidas no cotidiano com os alunos dentro da sala de aula:
- Sarau: os alunos escolhem os textos preferidos de um só gênero, podendo eles ser divididos em grupos, e com isso começam a se organizar para a apresentação, considerando um público externo. Uma música de fundo pode auxiliar em cada apresentação, que pode ser um sarau de poesias ou de contos;
- Leitura dramática: essa é uma atividade que também pode ser chamada de teatro lido. Consiste na leitura em voz alta de alguma obra para toda a sala de aula, exigindo interpretações ao decorrer da leitura, que podem ser por meio de expressões faciais, gestos ou entonação;
- Leitura de contos para a gravação de um CD: os alunos podem selecionar os textos de acordo com os seus gostos, após isso, ensaiam a leitura e leem para a gravação do CD, sempre atentos ao tom de voz e às entonações dadas;
- Leitura em dupla: os alunos se reúnem em pares e um precisa ler para o outro o texto escolhido, eles podem ir revezando a cada frase, parágrafo ou página;
- Atividades divertidas com novas palavras: quanto mais os estudantes conhecem novas palavras, mais aumentam o seu vocabulário e consequentemente, a compreensão dos textos lidos. Nesse momento, jogos e brincadeiras podem ser realizados com a intenção de apresentar novas palavras.