Enem 2022: veja as principais questões e o tema da redação no primeiro dia de prova

Violência e povos originários foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do Enem 2022

Formação Publicado em: Autor: Ana Caroline Arjonas

No último domingo, 13 de novembro, aproximadamente 2,4 milhões de estudantes participaram do primeiro dia de prova do Enem 2022. Ao todo, foram respondidas 90 questões sobre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, que contou com o tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Leia mais: Enem 2022: 6 coisas que você deve saber para não ter problemas na hora da prova

Enem 2022

Enem 2022 abordou temas do cotidiano, incluindo a violência doméstica, exposta em infográfico produzido pelo portal ND Mais – Foto: Reprodução/ ND

Com início às 13h30 e duração máxima de 5h30, os questionamentos foram marcados pela exposição de temas relacionados às minorias, como mulheres e indígenas, e algumas críticas sociais, instigando o pensamento dos participantes e análise antes de definir a resposta correta. Confira alguns pontos que foram abordados durante o exame:

Linguagens e Ciências Humanas

Além de propor o pensamento analítico em relação às minorias, com questões que abordaram o machismo, a democracia também esteve em pauta. Tema discutido durante as eleições deste ano, o assunto teve que ser avaliado pelos alunos.

O livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, escrito em 1960 por Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras, deu origem a dois questionamentos. A autora expõe nas páginas os momentos de preconceito por ser uma moradora da comunidade.

Outra obra abordada foi “As Veias Abertas da América Latina”, produção do jornalista Eduardo Galeano. A produção é um estudo das transformações do Continente desde o período da colonização europeia.

O escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo foi abordado por meio do “Comédias Para Se Ler Na Escola”, expondo o dia a dia nas escolas.

No quesito violência, o intuito era identificar as etapas que configuram as agressões às vítimas, desde a fase da lua de mel até a tensão nos relacionamentos, com foco nos casos que acontecem dentro de casa. O infográfico utilizado foi produzido e divulgado em matéria postada no portal de notícias ND Mais.

Redação no Enem 2022

Basta observar ao redor para compreender que o Brasil é formado por diversos povos e culturas. Desde a colonização até os tempos atuais, os costumes, fala e gastronomia são exemplos de itens que foram mudados com o tempo, levando em consideração a chegada de outras pessoas e os costumes daqueles que já estavam por aqui.

Mas como evidenciar o processo? O que fazer para manter essa riqueza nacional e dar, cada vez mais, espaço e reconhecimentos para os povos originários? O desafio foi proposto com a redação do Enem 2022. Além da oportunidade para planejar o conteúdo e estruturar as ideias, o foco era o entendimento histórico do tema e a profundidade das informações utilizadas, capaz de enriquecer as ideias e soluções.

O tema foi comemorado por muitos professores e profissionais, seja pela relevância ou por ser um assunto muito abordado em sala de aula, debatido em diversos componente curriculares — história, geografia e língua portuguesa, por exemplo.

É importante lembrar que a redação é uma das produções mais importantes, seja pela pontuação ou pela relevância que muitas faculdades e universidades dão para a nota que é obtida por meio da produção.

O Enem 2022 continua no próximo domingo, com mais 90 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os portões fecharão às 13h, portanto, é importante chegar ao local da prova com antecedência.

Confira mais Notícias