No último domingo, 13 de novembro, aproximadamente 2,4 milhões de estudantes participaram do primeiro dia de prova do Enem 2022. Ao todo, foram respondidas 90 questões sobre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, que contou com o tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Leia mais: Enem 2022: 6 coisas que você deve saber para não ter problemas na hora da prova
Com início às 13h30 e duração máxima de 5h30, os questionamentos foram marcados pela exposição de temas relacionados às minorias, como mulheres e indígenas, e algumas críticas sociais, instigando o pensamento dos participantes e análise antes de definir a resposta correta. Confira alguns pontos que foram abordados durante o exame:
Linguagens e Ciências Humanas
Além de propor o pensamento analítico em relação às minorias, com questões que abordaram o machismo, a democracia também esteve em pauta. Tema discutido durante as eleições deste ano, o assunto teve que ser avaliado pelos alunos.
O livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, escrito em 1960 por Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras, deu origem a dois questionamentos. A autora expõe nas páginas os momentos de preconceito por ser uma moradora da comunidade.
Outra obra abordada foi “As Veias Abertas da América Latina”, produção do jornalista Eduardo Galeano. A produção é um estudo das transformações do Continente desde o período da colonização europeia.
O escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo foi abordado por meio do “Comédias Para Se Ler Na Escola”, expondo o dia a dia nas escolas.
No quesito violência, o intuito era identificar as etapas que configuram as agressões às vítimas, desde a fase da lua de mel até a tensão nos relacionamentos, com foco nos casos que acontecem dentro de casa. O infográfico utilizado foi produzido e divulgado em matéria postada no portal de notícias ND Mais.
Redação no Enem 2022
Basta observar ao redor para compreender que o Brasil é formado por diversos povos e culturas. Desde a colonização até os tempos atuais, os costumes, fala e gastronomia são exemplos de itens que foram mudados com o tempo, levando em consideração a chegada de outras pessoas e os costumes daqueles que já estavam por aqui.
Mas como evidenciar o processo? O que fazer para manter essa riqueza nacional e dar, cada vez mais, espaço e reconhecimentos para os povos originários? O desafio foi proposto com a redação do Enem 2022. Além da oportunidade para planejar o conteúdo e estruturar as ideias, o foco era o entendimento histórico do tema e a profundidade das informações utilizadas, capaz de enriquecer as ideias e soluções.
O tema foi comemorado por muitos professores e profissionais, seja pela relevância ou por ser um assunto muito abordado em sala de aula, debatido em diversos componente curriculares — história, geografia e língua portuguesa, por exemplo.
É importante lembrar que a redação é uma das produções mais importantes, seja pela pontuação ou pela relevância que muitas faculdades e universidades dão para a nota que é obtida por meio da produção.
O Enem 2022 continua no próximo domingo, com mais 90 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os portões fecharão às 13h, portanto, é importante chegar ao local da prova com antecedência.