Termina na próxima sexta-feira (7) o prazo para os interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destinada àqueles que não tiveram direito ao acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, a EJA é a oportunidade para milhares de jovens que sonham em iniciar, continuar ou concluir o processo de escolaridade básica.
Leia mais: Educação em Pauta estreia na tela da NDTV e traz os destaques da educação catarinense
Em Santa Catarina são mais de 21 mil estudantes matriculados nessa modalidade. Aqui no Estado, a oferta de Educação Básica aos Jovens e Adultos é realizada pelos 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), através de ensino presencial por disciplinas, realizado em todas as regiões de Santa Catarina.
A idade mínima para ingressar na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos: cópia do RG e CPF; comprovante de residência atualizado e histórico escolar completo. A matrícula é presencial nos CEJAs. Encontre aqui o CEJA mais perto de sua casa.
Programa de Educação em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade
O Programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade, atualmente realizado pelos CEJAS e algumas escolas de Educação Básica, visa garantir a educação básica na perspectiva do direito à educação à adolescentes, jovens e adultos internos em unidades prisionais, socioeducativas e centros terapêuticos do Estado de Santa Catarina. São oferecidos cursos presenciais nos níveis de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, permitindo que adolescentes, jovens e adultos inseridos no programa possam iniciar ou concluir o processo de escolaridade básica.
Atendimento Educacional em Unidades Prisionais
A organização curricular da oferta de EJA nas unidades prisionais de Santa Catarina segue a metodologia de ensino presencial por disciplinas com frequência obrigatória e avaliação no processo.
Atendimento Educacional em Unidades Socioeducativas
A oferta de escolarização nas unidades socioeducativas do estado de Santa Catarina à adolescentes que cumprem medidas de internação são realizadas por meio dos CEJAs – que ofertam o ensino fundamental anos iniciais – e das EEBs mais próximas da unidade socioeducativa – que oferecem o ensino fundamental anos finais e ensino médio.
Atendimento Educacional em Centros Terapêuticos
A oferta de educação básica também favorece os estudantes que se encontram em privação de liberdade em unidades terapêuticas/dependentes químicos do estado de Santa Catarina. A oferta se dá em níveis do ensino fundamental e ensino médio pelos CEJAs.
Que documentos devo levar para me matricular?
– CPF;
– RG;
– Comprovante de residência atualizado;
– Histórico Escolar.