As férias chegaram e com ela as diversas possibilidades de aproveitar o dia. Há quem goste de dormir até tarde, outros aproveitam para assistir séries e existem aqueles que gostam de viajar pelas praias catarinenses. O tempo é de descanso e diversão, mas ainda sim não podemos deixar de lado os cuidados com a mente e o corpo.
Leia mais: Conheça 10 filmes para aprender sobre história nas férias
Um dos maiores vícios entre os jovens é o celular, então, com os estudos de lado, a tendência é que o tempo de uso nestes aparelhos aumente. A tecnologia pode ser nossa aliada em muitos momentos, porém o uso excessivo dos eletrônicos podem causar graves consequências à saúde física e psicológica.
Entre as principais preocupações estão as complicações no desenvolvimentos das habilidades socioemocionais, sedentarismo, problemas auditivos, transtornos posturais e o aumento perceptível de casos de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes.
Então que tal trocar aquelas horinhas que gastaria no jogo para conhecer um lugar novo ou sair com amigos?
1. Um novo hobby
Se você não gosta de ficar parado e quer fugir da mesmice, aproveitar esse tempo para desenvolver um novo hobby é a opção certa para você!
As opções são infinitas e vão desde adquirir o hábito da leitura até praticar um novo esporte. Reflita sobre quais são suas atividades favoritas e os objetivos que deseja alcançar e vá fundo!
Seja aprender a cozinhar seu prato favorito, se inscrever na academia ou fazer pinturas em tela, os hobbies são uma ótima maneira de se divertir no processo de aprendizagem e ajudam no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal. Todo esse esforço garantirá um aumento do seu bem-estar e assim auxiliará na sua saúde mental.
E se você aceitar esse desafio e passar os dias do recesso procurando ser a melhor versão de você mesmo?
2. Noite do pijama com os amigos
Para quem está acostumado a ver os amigos todos os dias em sala de aula, ficar longe deles no período das férias pode ser dureza. Então procurar ideias para se divertir com a turma é a solução.
Reúna a galera em casa, separe os jogos de tabuleiro, coloque os filmes favoritos, prepare a pipoca e o brigadeiro e deixe sua noite do pijama perfeita.
Uso esse tempo para se conectar com os amigos, engajando em conversas sem as distrações do celular. E para se manter longe do aparelho, que tal fazer uma aposta em que o primeiro a usar telefone terá que pagar uma prenda?
3. Visitas ao museu
Os museus são perfeitos para quem deseja conhecer de perto a história da humanidade. Seja em quadros, esculturas ou peças encontradas da antiguidade, os museus reúnem diversas coleções da área da cultura, ciência e tecnologia.
Com espaços de exposições de obras que refletem o momento em que a sociedade vivia na época em que foi feito — como as pinturas renascentistas —, ou equipamentos interativos, estes locais podem servir como um auxiliador da aprendizagem e ainda despertar a curiosidade e criatividade dos visitantes.
4. Passeios ao ar livre
Você é do time natureza ou cidade? Seja qual for a resposta, as férias são um período em que você pode sair da zona de conforto e explorar o mundo fora das quatro paredes da casa e da escola.
Não faltam opções de lugares legais para conhecer em Santa Catarina. Desde as praias até centros culturais, nosso Estado está recheado de pontos turísticos que são apreciados pelos moradores e visitantes.
Quem é do time natureza pode recorrer às caminhadas ao ar livre, às trilhas nas praias e piqueniques. Além de ser exposto aos benefícios do contato com a natureza, esses exercícios ainda irão ajudar a manter a saúde em dia.
Agora, se anteriormente a resposta foi cidade, que tal fazer uma tour pelo município vizinho? Conheça a história do local, descubra arquiteturas curiosas, visite cafés, mercados públicos e lojinhas. Descubra mais sobre os ambientes ao seu redor!
5. Vá ao teatro ou cinema
Você já passou minutos com a plataforma de streaming aberta indeciso sobre o filme que queria assistir? Muito antes de conseguir assistir obras audiovisuais em aparelhos como o celular, a maneira de ter acesso à arte era nos cinemas e teatros. E a boa notícia é que esses locais ainda estão vivos e continuam sendo fonte de cultura e entretenimento.
Uma peça teatral ou um espetáculo de dança podem substituir a tela da televisão, sendo uma forma de curtir o dia com os amigos. E que tal passar pelo cinema e ver os títulos disponíveis e garantir aquele balde de pipoca?