Nos dias de hoje é comum ver crianças familiarizadas com aparelhos digitais desde muito cedo, então por que não utilizar a tecnologia na sala de aula para reforçar o conteúdo visto durante as aulas? É dessa forma que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) João Widemann, de Blumenau, estão praticando a tabuada.
Leia mais: Empreendedorismo e Ciência: alunos fabricam álcool em gel e sal em laboratório
Buscando maneiras que pudessem unir o aprendizado com a diversão, a professora Aline Schmitz Klitzke aderiu o uso dos tablets disponíveis na escola para colocar em prática os ensinamentos de matemática.
Por meio do aplicativo digital “Jogos de tabuada”, os alunos puderam treinar as contas matemáticas e também participar de uma dinâmica de conhecimento em que os estudantes que acertassem as multiplicações sorteadas poderiam pintar o rosto da professora.
Para Aline, atividades como essa criam lembranças positivas para os alunos em relação ao processo de aprendizagem. “Acredito que o uso destes recursos estimule as aulas e desperte os alunos, tornando mais interessantes.” afirma a professora.
A professora de matemática também acrescenta que é dever dos professores buscar meios que possam atender e acompanhar todos os alunos. “Cada educando tem seu tempo e seu ritmo, alguns desenvolvem com mais facilidade; já outros precisam de um pouco mais de incentivo e estímulos para poder se apropriar do conhecimento.”