Projeto prático ensina sobre sólidos geométricos de forma interativa

Para aprender sobre poliedros e corpos redondos, o projeto "Sólidos Geométricos", da EEB Fridolino Hulse, expandiu o trabalho escolar para além dos quadros e figuras; confira

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Vitória Maire

Existem várias maneiras de se aprender matemática e estudar os assuntos deste componente curricular com atividades práticas torna a aprendizagem ainda mais atrativa. Pensando nisso, o projeto “Sólidos Geométricos” desenvolvido na Escola de Educação Básica (EEB) Fridolino Hulse, em São Martinho, no Sul do Estado, tem como objetivo deixar os estudos da temática mais simples e de fácil compreensão.

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Alunos aprendem sobre sólidos geométricos em projeto prático - Foto: Divulgação/ EEB Fridolino Hulse

Alunos aprendem sobre sólidos geométricos em projeto prático – Foto: EEB Fridolino Hulse/Divulgação

Por meio de uma sugestão da professora orientadora do laboratório de matemática, Josiane Claudino Alves, o projeto surgiu para estender as aulas teóricas da sala de aula até o laboratório, trazendo a oportunidade de realizar atividades práticas. O projeto “Sólidos geométricos” foi criado em conjunto com a professora de matemática Isabela da Rosa Selhorst.

“Reconhecerem a geometria espacial, diferenciando poliedros e corpos redondos, identificando suas faces, arestas e vértices, e ainda, conhecendo um pouco mais sobre os Poliedros regulares de Platão”, é o objetivo do projeto, de acordo com a professora Josiane.

O projeto foi desenvolvido ainda no primeiro semestre deste ano, com as turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, com o envolvimento de 45 alunos.

Com a proposta, os estudantes aprenderam a história dos cinco poliedros regulares de Platão, além de suas relações com os elementos da natureza.

Projeto na prática

O projeto “Sólidos Geométricos” foi organizado por etapas. Na primeira parte, os alunos realizaram uma atividade usando o sentido do tato: foram vendados e classificaram os objetos em poliedro ou corpo redondo. Na segunda atividade, os estudantes nomearam os sólidos e identificaram suas vértices, arestas e faces.

Na terceira etapa do projeto houve uma aula expositiva sobre Poliedros de Platão e sua relação com os cinco elementos do universo. Na última atividade, os alunos usaram o aplicativo Geogebra 3D e construíram poliedros de Platão.

“O desempenho foi excelente, uma vez que todos os estudantes atingiram desempenhos superiores a média. A participação e envolvimento dos alunos foi muito bacana, uma vez que o conteúdo da sala de aula se expandiu a novos horizontes, por meio de uma proposta totalmente diferente do que estavam acostumados”, destaca a professora Josiane.

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