Para ensinar sobre transformações gasosas de uma forma mais atrativa, a Escola de Ensino Médio (EEM) Almirante Lamego, de Laguna, desenvolveu uma atividade sobre o tema e contou com o uso de tablets, ferramenta tecnológica que serviu de apoio para interação dos estudantes na hora de responder um roteiro com os resultados de um simulador.
Leia mais: Tecnologia se torna aliada da matemática em exercício sobre tabuada
“Resolvi desenvolver uma atividade prática em que o uso da tecnologia fosse possível. Já tinha conhecimento do site, e dos simuladores disponíveis. Então, criei um roteiro com base nas expectativas, que pudesse orientar os alunos no desenvolvimento da atividade”, explica o professor Alexandre Kestering Wendhausen.
O objetivo do projeto é que os alunos aprendam, a partir da atividade no tablet, a relação entre as grandezas pressão, volume e temperatura em uma transformação gasosa. Dividida em três etapas, a primeira os alunos receberam os roteiros da atividade nos tablets e usaramos simuladores para a coleta de dados. Depois, na segunda etapa, os alunos preencheram o roteiro com os dados coletados. E, por fim, fizeram uma análise dos resultados em uma aula expositiva e dialogada.