Para incentivar a leitura do estudantes, a Escola de Ensino Médio (EEM) Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, de Biguaçu, criou o projeto intitulado “Livro vivo”. Os alunos do Ensino Médio e a comunidade escolar participam da iniciativa, que deve seguir até o fim do ano letivo. A ideia do projeto é dos professores Sebastião Sagás e Sinara Antunes.
Leia mais: Projeto “Memórias: o dia que sinto saudades” incentiva leitura e escrita dos alunos
“Promover a formação de leitores, estimulando a capacidade, o gosto e o compromisso com a leitura, além de valores como a responsabilidade, o convívio em comunidade e a partilha, através de uma articulação interessante e desafiadora”, explica a professora Sinara sobre o objetivo do projeto escolar.
Além disso, por meio da educação, o projeto de leitura visa ampliar e desenvolver a visão dos leitores a partir dos livros e ensinar sobre responsabilidade coletiva com o material que é um patrimônio público.
No início do projeto, os professores fizeram uma visita em cada sala de aula e conversaram com os alunos para explicar sobre a ideia e como eles deveriam lidar com os livros para preservá-los. Nessa troca, os estudantes também podem contribuir com doações de livros para o espaço da leitura.
Com o material catalogado, os professores criaram o espaço na área comum da escola com as estantes para os livros e afins, com bancos para que os alunos possam sentar e fazer a leitura. No projeto, os leitores também podem fazer empréstimos.
“Começamos há pouco tempo, mas vejo bastante rotatividade dos livros”, relata a professora Sinara.
Para o aluno Lucas Roosevelt de Souza, o espaço da leitura tem somado ao seu processo de aprendizagem. “Eu acho o projeto interessante, porque, na maioria das vezes quando a gente tá em aula vaga, eu curto sair ali pra aprender coisas novas.”
Já a aluna Sabrina Schiestl conta que o projeto a incentivou a se tornar uma leitora. “Eu gostei muito do projeto por conta disso, porque eu era uma pessoa que não gostava de ler. Com o projeto, eu fiquei interessada, fui me aprofundando e gostei. Com o projeto aprendi que podemos aprender mais com a leitura, para além dos filmes.”