Escola em Biguaçu cria projeto “Livro vivo” para incentivar a leitura dos estudantes

O projeto incentiva a leitura a partir de uma estante interativa disponibilizada na escola com bancos para leitura

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Para incentivar a leitura do estudantes, a Escola de Ensino Médio (EEM) Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, de Biguaçu, criou o projeto intitulado “Livro vivo”. Os alunos do Ensino Médio e a comunidade escolar participam da iniciativa, que deve seguir até o fim do ano letivo. A ideia do projeto é dos professores Sebastião Sagás e Sinara Antunes.

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Alunos do Ensino Médio e comunidade escolar participam do projeto de incentivo à leitura - Foto: EEM Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria/ Divulgação

Alunos do Ensino Médio e comunidade escolar participam do projeto “Livro vivo” – Foto: EEM Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria/Divulgação

Promover a formação de leitores, estimulando a capacidade, o gosto e o compromisso com a leitura, além de valores como a responsabilidade, o convívio em comunidade e a partilha, através de uma articulação interessante e desafiadora”, explica a professora Sinara sobre o objetivo do projeto escolar.

Além disso, por meio da educação, o projeto de leitura visa ampliar e desenvolver a visão dos leitores a partir dos livros e ensinar sobre responsabilidade coletiva com o material que é um patrimônio público.

No início do projeto, os professores fizeram uma visita em cada sala de aula e conversaram com os alunos para explicar sobre a ideia e como eles deveriam lidar com os livros para preservá-los. Nessa troca, os estudantes também podem contribuir com doações de livros para o espaço da leitura.

Com o material catalogado, os professores criaram o espaço na área comum da escola com as estantes para os livros e afins, com bancos para que os alunos possam sentar e fazer a leitura. No projeto, os leitores também podem fazer empréstimos.

“Começamos há pouco tempo, mas vejo bastante rotatividade dos livros”, relata a professora Sinara.

Para o aluno Lucas Roosevelt de Souza, o espaço da leitura tem somado ao seu processo de aprendizagem. “Eu acho o projeto interessante, porque, na maioria das vezes quando a gente tá em aula vaga, eu curto sair ali pra aprender coisas novas.”

Já a aluna Sabrina Schiestl conta que o projeto a incentivou a se tornar uma leitora. “Eu gostei muito do projeto por conta disso, porque eu era uma pessoa que não gostava de ler. Com o projeto, eu fiquei interessada, fui me aprofundando e gostei. Com o projeto aprendi que podemos aprender mais com a leitura, para além dos filmes.”

 

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