Para ensinar sobre os povos paleoíndios de Santa Catarina, a Escola de Ensino Médio (EEM) Almirante Lamego, em Laguna, criou uma oficina arqueológica na unidade. A proposta, desenvolvida pelo professor Daniel Marcelo Savedra com a colaboração das professoras Camila Bianca dos Reis e Adriana Valgas Guedes Santos, envolveu os alunos da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM).
Leia mais: Estudo na prática: conheça 7 Fortalezas da Ilha para estudar história em Florianópolis
“O projeto surge da necessidade de reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade de Laguna. Para além disso, a valorização dos patrimônios materiais dos primeiros habitantes da região, os paleoíndios”, explica o professor Daniel sobre o papel e a relação entre a história da cidade e os artefatos dos sambaquis.
Na oficina, os alunos estudam sobre arqueologia, história e patrimônio da cidade. Como parte prática, os estudantes abriram buracos no pátio da escola para enterrar objetos de cerâmica quebrados e vivenciarem a experiência de escavação em seguida.
“As atividades iniciarão com o conhecimento do ofício da arqueologia e o campo de trabalho, novas tecnologias usadas na sondagens dos sítios arqueológicos. Os alunos trarão objetos que serão enterrados para posterior experimentação de uma escavação arqueológica no pátio da escola, reconstituição das peças e escrita de relatório que incluem recursos fotográficos”, explica o professor Daniel.