Colocar em prática o que se aprende em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Foi por isso que a Escola de Educação Básica (EEB) São João Bosco, em Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, criou um trabalho para os alunos de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental sobre proteção e conservação do solo e da água.
Leia mais: Alunos constroem maquetes iluminadas na aula de física, em Vidal Ramos
A escola, em questão, é um local que fica no campo e trabalha com o projeto de Pedagogia da Alternância, que nada mais é do que um método que busca a relação entre o aluno que vive no campo e a realidade que vivencia no dia a dia.
Com o objetivo de fazer com que haja uma troca constante de conhecimentos, foi a partir do projeto e a vivência cotidiana dos estudantes que nasceu a ideia das maquetes e o tema de proteção e conservação do solo e da água.
A diretora, Eleni Dal Pizzol Saugo, conta a importância de mostrar para as pessoas o cuidado com o solo. “A construção de maquetes foi para representar as formas corretas e erradas de proteção e conservação do solo. O ser humano, muitas vezes, age sem a consciência de que este serve como a base para o nosso sustento”, diz a diretora.
Para a produção desse trabalho, a escola se atentou ao uso de materiais com baixo impacto na natureza, justamente por conta do tema e da necessidade de preservação e cuidado com o meio ambiente.
Com os trabalhos feito e expostos, os alunos puderam não só colocar em prática a criatividade na montagem das maquetes, como também desenvolver ainda mais outras aptidões, como o vocabulário, as expressões, produção de textos orais e escritos e a conversação. Tudo isso para ajudar na hora de explicar para o restante das pessoas na escola o que se tratava o projeto.
Na galeria de fotos abaixo você confere um pouco mais sobre como ficaram as maquetes e os estudantes responsáveis pelo trabalho realizado: