O Enem está chegando! Nos dias 21 e 28 de novembro ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e, para potencializar a preparação dos participantes, o Educa SC fará a Maratona Enem: duas semanas de aulas ao vivo e simultâneas de revisão, tanto no canal do Educa SC na televisão, quanto ao vivo no portal.

Maratona Enem Educa SC
Grasiele Aguiar, apresentadora e coordenadora do canal Educa SC, e Alexandre Medeiros, professor de espanhol, na preparação para a estreia da Maratona Enem – Foto: Educa SC/Divulgação

A primeira semana da maratona será transmitida entre os dias 1 e 5 de novembro, já a segunda entre os dias 8 e 12 de novembro. Os programas terão meia hora de duração, a partir das 11h50, e terão tradução na língua brasileira de sinais (libras).

Leia mais: Maratona Enem: saiba como se preparar com o Educa SC

No portal, além da transmissão, os conteúdos também serão publicados na íntegra com transcrição das gravações para que os alunos possam ter fácil acesso. Além disso, todas as dúvidas que surgirem durante a aula serão respondidas pelos professores no chat, ao vivo.

Opinião de especialistas

Para a professora de Química da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, a iniciativa será essencial para os estudantes.

Ao meu ver, a Maratona Enem é uma ferramenta muito útil para orientar e situar os alunos que irão realizar a prova. Neste canal, o estudante terá acesso a dicas sobre os conteúdos mais cobrados, resolução de questões, planejamento de estudos e controle da ansiedade”, afirma a professora que será uma das participantes da Maratona Enem.

Já para o professor Alexandre Medeiros, que irá ministrar as aulas de espanhol, o projeto é fundamental para dar um caminho à alunos “perdidos”, assim como irá ajudar aqueles que já estão no trajeto certo, mas precisam de foco na reta final.

“Para a Maratona estou preparando questões antigas comentadas e também darei atenção especial à interpretação de texto”, destaca o professor.

A Maratona Enem é uma iniciativa do projeto Educa SC, da Secretaria de Estado da Educação (SED), que conta com apoio técnico e estrutural do Grupo ND. Com apresentação de 13 professores da Rede Estadual de Ensino, os programas serão mediados por Grasiele Aguiar e Ana Paula Flores

Programe-se: confira as datas das transmissões

Primeira semana

Os programas terão meia hora de transmissão, a partir das 11h50. Veja a ordem das aulas:

1/11: Língua Portuguesa e Artes

2/11: História e Geografia

3/11: Filosofia e Sociologia

4/11: Inglês

5/11: Espanhol

Segunda semana

Os programas terão meia hora de transmissão, a partir das 11h50. Veja a ordem das aulas:

8/11: Biologia

9/11: Química

10/11: Física

11/11: Matemática

12/11: Redação

Confira o canal na sua cidade

Para saber sobre o canal da sua região, basta procurar pelo nome da sua cidade na editoria “TV” e na aba de programação.