O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando. A prova mais aguardada pelos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior no Brasil será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro – e para auxiliar os alunos nessa reta final o Educa SC vai transmitir pelo canal de televisão e portal online conteúdos exclusivos entre os dias 1º a 5 e 8 a 12 de novembro.

Wander Luis de Melo Cruz, professor de Geografia na EEF Dom Jaime de Barros Câmara – Foto arquivo pessoal

A proposta da Maratona Enem – Educa SC tem como objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da Covid-19 levando educação para todo o estado por meio da TV aberta. O Educa SC é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) realizada com apoio técnico do Grupo ND.

Grasiele Aguiar, apresentadora e coordenadora do canal Educa SC, conta como está sendo a preparação para a maratona: “Os bastidores estão bem intensos, preparamos um layout diferenciado com artes específicas para a maratona. Cada professor escolheu dicas e questões do Enem para serem discutidas e resolvidas ao vivo”, destaca.

De acordo com a apresentadora, a Maratona Enem foi resultado do programa Dicas do Enem, que vai ao ar toda quarta-feira nos canais do Educa SC. “Por meio desse programa observamos que o interesse dos estudantes era muito grande. Recebemos mensagens e perguntas para os professores que participavam. Por este motivo, criamos a Maratona Enem, uma maneira de estar presente nesse momento tão importante para o estudante”, conta.

Wander Luis de Melo Cruz, professor de geografia na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dom Jaime de Barros Câmara, em Palhoça, é um dos 12 educadores convidados para ministrar aulas e tirar dúvidas na Maratona Enem.

“As aulas do Maratona Enem servem, sobretudo, para que o discente tenha alguns parâmetros sobre como ler algumas questões sobre a prova, além de identificar possíveis temas para provas futuras, podendo antecipar seu planejamento para trabalhar alguns temas apontados pelos docentes como relevantes”, explica.

Como vai funcionar

A Maratona Enem irá ocorrer nas duas primeiras semanas de novembro. As aulas terão duração de 30 minutos e serão transmitidas ao vivo pela televisão e pelo portal online.

Renata Bomfim, editora-chefe de plataforma jovem, explica como vai funcionar a maratona. “No portal, os alunos vão acompanhar as transmissões ao vivo e, para aqueles que não conseguirem assistir em tempo real, terão a oportunidade de ver a Maratona Enem em outro momento, já que os vídeos estarão disponíveis na seção Enem. Além disso, durante as transmissões, terá professor no chat online para tirar as dúvidas que surgirem e respondê-las na hora, com coerência e agilidade.”

Como apoio, além das aulas, os alunos vão ter acesso a um ebook exclusivo feito pelos professores da Maratona Enem – Educa SC com resoluções de questões que complementam as aulas transmitidas.

Confira a programação da Maratona Enem – Educa SC

Para ficar por dentro da programação da Maratona Enem – Educa SC, salve as artes com o cronograma completo das transmissões.

Primeira semana, de 1º a 5 de novembro, a partir das 11h50, no canal Educa SC e portal.

Maratona Enem
Programação primeira semana – Maratona Enem – Educa SC

Segunda semana, de 8 a 12 de novembro, a partir das 11h50, no canal Educa SC e portal.

Maratona Enem
Programação segunda semana – Maratona Enem – Educa SC

Aprenda a sintonizar o canal

Para sintonizar o canal da TV Educa SC na sua cidade e acompanhar a Maratona Enem ao vivo, acesse o site educasc.com.br, clique na aba “programação e materiais” e digite o nome da sua cidade na barra de pesquisa.

Após localizar o canal da TV Educa SC, sintonize o canal 2 “anos finais e médio”. Mas se quiser acompanhar aqui pelo portal, basta clicar no destaque da home e boa aula!