As aulas na rede estadual de ensino terão início no dia 7 de fevereiro, de acordo com o Calendário Escolar 2022, divulgado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), na última segunda-feira (25). Os professores iniciam antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo pode ser acessado clicando aqui.

Calendário Escolar 2022 divulgado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina determina que ano letivo vai de 7 de fevereiro a 16 de dezembro
Ano letivo de 2022 em Santa Catarina terá início em 7 de fevereiro – Foto: Maurício Vieira / Secom

O período de recesso escolar de meio de ano terá início em 16 de julho, data que marca o fim do primeiro semestre letivo. O retorno das aulas será no dia 1º de agosto e o termino do ano letivo em 16 de dezembro, com os conselhos de classe agendados para os dias 19, 20 e 21.

Veja como fazer a matricula

Os estudantes que desejam trocar de escola ou ingressar na rede estadual a partir de 2022 devem solicitar a matrícula clicando neste link, entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2021. Para acessar a plataforma é necessário fazer login com cadastro gov.br (caso não possua, veja abaixo como se cadastrar).

Nas escolas que tiverem a quantidade de pedidos maior do que o número de vagas disponíveis serão sorteadas. Para concorrer os estudantes devem realizar a pré-matrícula neste site, entre os dias 17 e 19. As regras e a lista de unidades que participam do sorteio serão divulgadas nas próximas semanas.

Como se cadastrar na plataforma gov.br

Acesse o site gov.br e no canto superior direito clique no botão “Entrar” e em seguida “Cadastrar”. Após isso, o estudante ou familiar deve preencher os dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Depois, confirme os dados do usuário e escolha uma opção para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código enviado deverá ser informado para validar o cadastro.

Ao final, o estudante ou familiar precisa criar uma senha para concluir o cadastro. Atenção! O cadastro no sistema gov.br deve ser feito pelo estudante ou familiar antes da abertura da matrícula.