Desenvolver um hábito de estudo próprio não é tão simples com tantos estímulos externos que chamam a atenção e desviam o foco quase que em um piscar de olhos: mensagem no celular que chega, notificação de rede social que vibra ou nova temporada da série que estreia.
O problema é que tudo isso fica ainda atrativo quando tem do outro lado o conteúdo da matéria para colocar em dia, prova para estudar ou trabalho para apresentar.
Uma rotina saudável de estudo não começa de um dia para outro. É um processo que exige, primeiramente, mudança de pensamento e isso é sempre de dentro para fora e não ao contrário. Desenvolver um novo hábito tem a ver com constância, ou seja, a frequência como é desenvolvido, e não intensidade.
Para tornar a rotina de estudo mais prazerosa, existem alguns caminhos que podem ser trilhados com menos exigência, cobrança e autossabotagem. Veja o que você pode fazer para alavancar o seu processo de aprendizagem em oito passos:
- Respeite o seu tempo mínimo de sono para que o seu corpo consiga descansar o suficiente e gerar disposição para o dia seguinte. O sono regular é importante no processo de memorização, mas isso só é possível se você tiver o hábito de um tempo mínimo de descanso para o seu cérebro “digerir” tudo o que aprendeu.
- Faça uma tabela com os cinco dias letivos e divida o meio para o período da manhã e da tarde. Liste em cada turno tudo o que você precisa fazer naquele período, incluindo o tempo das aulas, provas, tarefas, trabalhos e obrigações em ordem de prioridade.
- Enquanto estiver estudando, fique longe de tudo o que causa distração: celular, televisão ou qualquer outro estímulo externo. O bacana é ter um local mais silencioso e iluminado na hora de estudar, longe de qualquer barulho.
- Cada disciplina exige uma concentração e dedicação diferente. Não dá para estudar Matemática da mesma forma que se estuda História, por exemplo. Por isso, é legal separar um horário para cada conteúdo e, toda vez que terminar uma matéria, separe uma pausa de dez minutos para ir ao banheiro, esticar o corpo e relaxar a mente.
- Se você tem dificuldade de concentração, existem playlists que ajudam na hora de estudar com músicas de baixa frequência, como lo-fi que são transmitidas ao vivo no próprio YouTube, 24 horas por dia.
- Aprenda a curtir o processo de aprendizagem. O estudo é para ser prazeroso e não encarado como uma obrigação. Cada disciplina tem papel fundamental no seu desenvolvimento integral como estudante e todos os conteúdos têm um peso importante na sua aprendizagem.
- Inclua na sua rotina um tempo para praticar exercícios físicos, nem que seja dez minutos de alongamento. Isso é importante para liberar as tensões acumuladas no corpo.
- Você é capaz de aprender tudo aquilo que se dedicar. Todo hábito passa por um processo de construção. O modo como você se organiza e estuda foi ensinado, você não nasceu com eles. Então, é só questão de tempo, paciência e frequência.