O mais novo projeto da secretaria de Estado da Educação vai ao ar nesta segunda-feira (16). O Educa SC vai contar com dois canais na televisão aberta, com transmissão de videoaula durante todos os dias da semana, para toda a rede de ensino.

Com o objetivo de servir como reforço e complemento escolar, os canais também contam com conteúdos, debates e entrevistas que podem ser do interesse de toda a comunidade escolar.

Além disso, o Educa SC chega no digital com um portal exclusivo para cobrir tudo o que acontece na educação catarinense diariamente, destacar as melhores iniciativas, valorizar o trabalho dos professores e compartilhar as práticas pedagógicas inspiradoras.

Com cobertura sobre Enem, vestibulares, Novo Ensino e notícias escolares, o portal também vai servir de interação entre professores e alunos que podem compartilhar conteúdos, desenvolver quiz e usar o portal como suporte às aulas, então sintonize na sua cidade e acompanhe mais esse serviço da Secretaria da Educação para comunidade escolar.

Alunos devem marcar a presença durante as aulas

Para que os alunos possam registrar sua presença, haverá um QR Code na tela da TV no início, meio e fim de cada aula. Os alunos devem usar a câmera do celular para escanear o código de verificação, que irá direcioná-los para uma página do portal Educa SC. Nesta página, devem digitar a cidade, a escola, a sua matrícula e o código de validação que vai estar na tela da TV.

Cada aula terá o próprio código, por isso os alunos devem anotá-lo para marcar a presença. As aulas estarão disponíveis para acesso no dia seguinte no canal do YouTube do Educa SC, mas não haverá o código de validação que aparece durante a transmissão na TV.

Sala de controle de transmissão da NDTV
Grupo ND colocou o projeto no ar em tempo recorde – Foto: Divulgação/ND

Grupo ND coloca projeto no ar em tempo recorde

O Grupo ND, com uma equipe técnica comprometida, profissionais especializados e DNA que apoia e incentiva projetos inovadores, coloca no ar esse projeto educacional para toda Santa Catarina. O Educa SC só se tornou possível pela competência, dedicação e o comprometimento de mais de 30 profissionais que atuam nos bastidores do projeto, nas mais diversas áreas.

Nos próximos cinco meses, alunos e professores contarão com apoio diário das videoaulas e cobertura do que acontece na educação catarinense com notícias que valorizam o trabalho de sala de aula, complementam os conteúdos aplicados e reforçam os temas aprendidos. Para isso, em tempo recorde, a equipe técnica do Grupo ND conseguiu ativar mais de 100 equipamentos de transmissão para que o sinal chegue na casa de todos os catarinenses.

Num dos estúdios, foi construído um cenário moderno para que professores e profissionais da secretaria de Estado da Educação possam usar o espaço para fazer gravações, entrevistas e produzir conteúdos de qualidade. Editores de vídeo foram mobilizados para montagem das videoaulas na programação dos novos canais e criou vinhetas comerciais para divulgar na programação e engajar a comunidade escolar.

Equipe no estúdio exclusivo de produção de conteúdo do Educa SC
Projeto contará com transmissões na TV e um portal exclusivo na internet – Foto: Divulgação/ND

Um portal exclusivo foi criado pela equipe de desenvolvimento do digital, que não mediu esforços para atender as necessidades e expectativas da secretaria. O portal, além de divulgar notícias das escolas, também oferece espaço para quiz educativo, sala de aula virtual para interação entre professor e aluno e possibilidade de o estudante confirmar presença enquanto assiste aula na TV.

A bandeira da educação faz parte da história do Grupo ND. São mais de 30 anos de presença em Santa Catarina, com diversos projetos que colocam em destaque e divulgam a educação pública oferecida em nosso Estado.

Serviço

  • O quê: lançamento do projeto Educa SC para toda Rede Estadual de Ensino
  • Quando: nesta segunda-feira (16) com transmissão de videoaulas na TV aberta e portal digital.
  • Onde: em Florianópolis nos canais 4.2 e 4.3; Joinville 8.2 e 8.3; Blumenau 10.2 e 10.3; Itajaí 7.2 e 7.3; Criciúma 25.2 e 25.3; Chapecó 10.2 e 10.3; e Xanxerê 3.2 e 3.3. Também no educasc.com.br para receber conteúdos em primeira mão e acompanhar as novidades e tudo o que acontece na rede estadual de ensino.