Na tarde desta quinta-feira (2), às 15 horas, ocorre o lançamento do livro Povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng Pelo Olhar de Crianças e Adolescentes. O evento, que é uma iniciativa do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina, juntamente com a SST e a SED, contará com apresentações culturais dos três povos.

O livro foi fruto de um concurso, realizado em 2016, entre escolas indígenas do Estado. Nele, em um movimento intercultural, os alunos deveriam criar uma logomarca que retratasse os povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng.

A vontade de juntar as produções em um conteúdo literário surgiu a partir da quantidade de material recebido pela comissão organizadora do concurso. Os desenhos apresentaram uma qualidade surpreendente, retratando o olhar da criança indígena sob sua cultura e de outros povos. É o protagonismo indígena pegando para si a sua própria história – que já foi, muitas vezes, distorcida em livros didáticos.

Diante disso, os desenhos e os textos apresentados têm uma riqueza de valor histórico-cultural muito grande. Com ele, será possível quebrar paradigmas impostos na sociedade e construir uma relação de maior respeito para com cada indivíduo.