Sarau Literário: evento já é tradição em escola de Dionísio Cerqueira

Sarau Literário da escola Governador Irineu Bornhausen reuniu leitura, apresentações culturais e a 1° Feira do Livro

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

A escola Governador Irineu Bornhausen, em Dionísio Cerqueira, reuniu durante os dias 28 e 29 de setembro, estudantes, professores e comunidade para dois dias de muita leitura. Em sua VIII edição, o Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo, apresentou trabalhos desenvolvidos durante o ano – todos sobre uma obra literária – além de apresentações culturais e o lançamento de um livro.

VIII edição do Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo- Foto: EEB Governador Irineu Bornhausen/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Uso dos porquês: confira o manual do por que, porque, por quê, porquê para não errar mais

O sarau Literário existe desde 2015, quando foi idealizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Patrícia de Camargo (in memoriam), e de Língua Portuguesa e Espanhola, Cristiane Bina Cardoso. A ideia era unir as diferentes linguagens que envolvem o contexto escolar, contribuindo para a formação intelectual e principalmente cultural dos educandos, além de desenvolver o gosto pela aprendizagem das línguas, da leitura e produção textual.

“O Sarau Literário Patrícia de Camargo é mais do que um evento. Ele é uma celebração da literatura, da criatividade e da lembrança de uma professora que marcou vidas. É um espaço onde as palavras ganham vida, as emoções são expressas e as histórias são compartilhadas, contribuindo para a formação cultural e artística de todos os envolvidos”, explica a diretora da escola, Roselei Grassi Bender.

VIII edição do Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo- Foto: EEB Governador Irineu Bornhausen/Divulgação/Educa SC

Na edição deste ano, além das diversas exposições, produções de poesias, cartas, poemas, mini projetos e cantigas, a escola realizou cinco apresentações a partir de adaptações de importantes obras literárias: “Diário de um banana- a gota d’ água”, “Pais brilhantes, professores fascinantes”, “74 dias para o fim” e adaptação da Imitose dos Barbixas.

“Fazer parte do Sarau foi diferente, participar de um evento que temos todos os anos é importante. Encarar o público foi difícil na hora, mas depois sentimos a segurança de conhecer a obra e a personagem”, conta a estudante Caroline de Oliveira Coito.

E a grande novidade deste ano foi a publicação do 1º livro: “Escrevendo sua própria história”. A obra reúne poemas, crônicas, relatos de viagem e acrósticos dos próprios alunos. As produções envolveram 36 alunos e uma professora e foram realizadas nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Livro “Escrevendo sua própria história”, lançado no Sarau Literário- Foto: EEB Governador Irineu Bornhausen/Divulgação/Educa SC

“Sempre buscamos despertar o gosto dos alunos pela leitura, pela literatura e também pela produção textual. E para nossa alegria, neste ano conseguimos publicar o nosso primeiro livro. O que eles produziram, elaboraram, o que eles tiveram de protagonismo, foi nosso objetivo desde o início: mostrar que eles também são capazes não só de ler mas também de produzir um texto, de produzir um livro!”, destaca a professora Cristiane Bina Cardoso.

O evento encantou e emocionou o público pela expressividade dos estudantes e pelos cenários e figurinos construídos com muita criatividade – envolvendo o trabalho de todos os componentes curriculares. Além dos alunos, professores e familiares, estudantes de escolas vizinhas também puderam participar do encontro – uma forma de envolver toda a comunidade do entorno.

 

Conheça a história do Sarau Literário

O Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo foi idealizado em 2015 2015 pelas professoras de Língua Portuguesa, Patrícia de Camargo (in memoriam), e de Língua Portuguesa e Espanhola, Cristiane Bina Cardoso. O evento tem por objetivo unir diferentes linguagens que permeiam o contexto escolar, contribuindo para a formação intelectual e principalmente cultural dos educandos. Além de desenvolver o gosto pela aprendizagem das línguas, da leitura e produção textual.

Desde a sua criação, muitas produções foram desenvolvidas, ligadas principalmente aos processos de leitura e escrita. Em 2017 o evento passou a contar com a importante parceria da Empresa LPD Importação e Exportação, que vem desenvolvendo juntamente com a UNETRI Faculdades o Projeto Social “Formando Pequenos Jovens Leitores”. O projeto tem como finalidade o aprofundamento, a continuidade das atividades que incentivam o hábito da leitura e a sua importância na vida escolar.

O Sarau passou a ser realizado em setembro, por ser o mês de nascimento da saudosa professora Patrícia. Toda a comunidade pode assistir, conhecer e prestigiar os trabalhos realizados pelos estudantes e orientados pelos professores dos diversos componentes curriculares, durante o período de atividades não presenciais.

Confira mais Notícias