Estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio da EEB José Clemente Pereira, no município de José Boiteux, realizaram uma experiência bem interessante. Durante uma atividade prática sobre o corpo humano no laboratório da escola, eles utilizaram coxas e sobrecoxas de frango para aperfeiçoar os estudos realizados em sala de aula.
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A ideia partiu do professor orientador do laboratório de Ciências da Natureza, que realizou o planejamento da atividade prática em parceria com os professores de Biologia e Educação Física. Segundo ele, o laboratório tem como objetivo a realização de práticas de acordo com o planejamento do professor.
“Como professor, podemos dizer que foi uma experiência muito gratificante e produtiva. Os educandos tinham o conhecimento sobre o conteúdo, porém, apenas com a teoria quando solicitado para identificar na estrutura, durante a aula prática, percebemos que não conseguiam localizar e diferenciar os tecidos”, explica o professor orientador do laboratório, Jardel Possamai.
A ideia foi prontamente aceita pelo professor de Biologia, que trabalhou com os alunos conteúdos de histologia – onde puderam se aprofundar no conhecimento dos tecidos biológicos – analisando sua estrutura, origem e diferenciação. Os estudantes aprenderam sobre o sistema locomotor (esquelético, muscular e articular), os tipos de tecidos e suas funções.
“Penso que a aula prática facilita muito o processo de ensino-aprendizagem, e desperta interesse pelo estudo. Os educandos, mesmo sabendo o conteúdo, não conseguiam localizar e diferenciar os tipos de tecidos. Quando os tecidos eram apresentados por nós, professores, era perceptível suas reações de surpresa. E com os movimentos por eles realizados, ficou evidente que o conhecimento passado foi compreendido”, lembra o professor de Biologia, Douglas Cani.
Já na disciplina de Educação Física, os alunos estudaram fisiologia – funcionamento do sistema esquelético – responsável por funções importantes, como sustentação e locomoção. O professor tratou ainda sobre os tipos de movimentos e alguns exemplos na prática, além de mostrar as lesões que podem ocorrer no sistema muscular e como as articulações funcionam nos tecidos musculares.
“A prática é de suma importância para que os estudantes compreendam de forma efetiva o que foi transmitido na teoria. “Somente visualizando as estruturas os alunos puderam diferenciar músculos, tendões, ligamentos e cartilagens e observar a função de cada um na realização dos movimentos”, explica o professor de Educação Física, José Manoel Sampaio.
Para os alunos, a aula prática, além de divertida, agregou novos conhecimentos. “Foi uma experiência incrível! Observar na prática é bem diferente do que apenas imaginar. Nós conseguimos entender os movimentos dos músculos, tendões e cartilagens. Com a prática, conseguimos entender muito melhor o conteúdo e estar ali observando e podendo manusear”, conta a aluna Kethelyn Suelen Castellani.
“A prática foi de grande valia para o entendimento do que se aprendeu em sala, pois observamos os tecidos, feixes musculares, ligamentos, tendões e cartilagens, compreendendo como os sistemas trabalham coordenados, permitindo os movimentos”, relata o estudante Guilherme Zimath.
O projeto terá uma nova fase, desta vez no espaço maker – um ambiente que dispõe de ferramentas e materiais diversificados – onde os alunos podem pensar e criar soluções para situações ou problemas que os cercam. A proposta é que eles desenvolvam um protótipo que simule a articulação do joelho.