Durante três dias, a escola São Vicente, de Itapiranga, recebeu familiares, comunidade em geral e escolas vizinhas para uma imersão no mundo da literatura. A IV Viagem Literária é um projeto que tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e contribuir para a formação intelectual dos estudantes.
Leia mais: Feira Estadual reconhece projetos destaques na educação de Santa Catarina
Desenvolvida pela Área de Linguagens na Trilha e nas disciplinas Eletivas vinculadas, a IV Viagem Literária envolveu as turmas do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, que trabalharam clássicos da literatura brasileira, tão necessárias para a formação acadêmica dos estudantes.
“A Viagem Literária é uma estratégia que permite aos alunos assumir um protagonismo para fazer inferências a partir das obras indicadas. Sabemos que a comunicação é uma competência importantíssima ser desenvolvida durante a formação da educação básica e isso possibilita os alunos a levarem essa experiência para a sua vida”, explica o diretor da escola, Daniel Skrsypcsak.
As obras apresentadas foram escolhidas pela própria turma. Os alunos do primeiro ano trabalharam o gênero conto, com ênfase para a literatura infantil. Os estudantes do segundo estudaram obras do Realismo/Naturalismo. E o terceiro ano dedicou-se à pesquisa de autores modernistas.
“É um projeto muito gratificante porque nós trabalhamos com obras que foram estudadas em sala e envolve não apenas o estudo da obra em si, mas todo o trabalho de teatro, encenação, cenário, onde o aluno pode trabalhar várias habilidades, o que é muito bacana. Eles vivem realmente a história, se envolvem e eu acho que é uma forma de ver a literatura com outros olhos e isso é muito gratificante”, conta a professora Neiva Andréa Kummer.
Após a leitura da obra selecionada, os alunos elaboram um roteiro para as apresentações, inclusive com a organização dos cenários, figurinos e enredo, de acordo com a época que irão representar.
“Eu interpretei o Escobar na peça Dom Casmurro e isso agregou de várias formas: me deu uma experiência nova com o teatro, rendeu momentos bons, engraçados e de concentração, criando uma união bem forte entre os alunos, porque é um trabalho em equipe, todo mundo tem que cooperar para um bom resultado. Acredito ainda que as pessoas que vieram assistir tenham gostado. De fato foi uma experiência muito inovadora, relata a estudante do segundo ano do ensino médio, Geovana Eidt.
Para o estudante do terceiro ano do ensino médio, Arthur Carlos Kummer, o projeto foi uma experiência gratificante. “Minha turma apresentou a obra O Auto da Compadecida, texto literário já muito famoso no nosso país. Com a apresentação, conseguimos entender melhor o texto, além de integrar como turma mesmo e repassar esse conhecimento para outras pessoas. Outra coisa incrível foi assistir às outras apresentações, ver um teatro bem encenado nos ajudou a compreender melhor o livro, o que foi uma experiência muito positiva para todo mundo”, conta.
Confira algumas das obras apresentadas na IV Viagem Literária:
O Mulato, de Aluísio de Azevedo;
O Alienista, de Machado de Assis;
Dom Casmurro de Machado de Assis;
O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna;
O Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira;
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.