O retorno às aulas na EEB Tenente Ary Rauen, em Mafra, contou com uma surpresa aos alunos, que foram recepcionados de uma maneira pra lá de especial: muitos lambeijos e carinhos, de um convidado diferente. Duke, um cão terapeuta da raça Golden Retriever, foi treinado para proporcionar às crianças momentos únicos de confiança, amizade e respeito.
Leia mais: Plantas medicinais: o poder de um simples chazinho
O Duke realiza essa função social há quase dois anos em escolas do município e região, sempre buscando que todos possam se expressar e compartilhar suas emoções. Segundo a diretora da escola, Francine Amorim Fernandes, a presença do animal contribui para a inclusão social, uma vez que os alunos com espectro autista conseguiram interagir, demonstrando suas emoções com muita confiança e amor.
O objetivo dessa atividade é auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e físicas. Durante a recepção, todos interagiram com o amável Duke, cada um à sua maneira: uns brincando, outros abraçando e acariciando, e teve até os que se aventuraram dando comandos ao cachorro. “Foi um dia memorável, todos saímos leves ao abraçá-lo! Desejamos que crianças de outras escolas tenham essa oportunidade única para interagir e expressar suas emoções de maneira saudável e carinhosa”, comentou a diretora.
A interação ajudou os alunos a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e físicas, além de proporcionar um ambiente seguro e agradável para que todos pudessem expressar e compartilhar suas emoções. Os cães terapeutas são treinados para trabalhar em equipe com os terapeutas e cuidadores, seguindo protocolos específicos para garantir a segurança e o bem-estar da criança.
Duke faz a alegria das crianças
A presença de animais de estimação, especialmente o cão, na vida do ser humano, pode trazer inúmeros benefícios nos aspectos psicológicos, emocionais e físicos. O amor dos animais é algo que, comprovadamente, faz bem a qualquer pessoa. No caso do Duke, além de levar alegria às escolas, ele contribui de forma significativa por promover afetividade, distração e minimizando a ansiedade e a inquietação das crianças.
Ativo, brincalhão e amoroso – características comuns da raça Golden Retriever – Duke passou por treinamento para exercer a função de cão terapeuta. Além da escola Tenente Ary Rauen, o Golden realiza essa função social em outras escolas do município e região, levando alegria, amor e muitos lambiejos aos estudantes.