Aconteceu na última quinta-feira (03), em Florianópolis, o IV Encontro Alimentação Escolar, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). Na ocasião, profissionais da nutrição e da educação puderam trocar ideias sobre alimentação saudável e discutir melhorias no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Leia mais: Inteligência artificial: Aprenda inglês e outros idiomas usando a tecnologia
Na abertura do evento, a Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders, fez questão de ressaltar a importância da capacitação dos profissionais envolvidos. “As capacitações com os profissionais da educação responsáveis pela alimentação escolar são de extrema importância. Precisamos acompanhar, monitorar e fiscalizar a qualidade da alimentação, para garantir merendas saudáveis e de qualidade para nossos estudantes”, afirmou Lueders.
Além de dialogar sobre a importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no para a execução dos programas de alimentação escolar, o encontro busca ainda, desenvolver ações relacionadas ao incentivo das compras públicas da agricultura familiar no contexto do Programa. Avaliar a gestão e fiscalização dos contratos, buscando o alinhamento das práticas em todas as regiões do estado, também esteve na pauta do encontro.
O evento proporcionou um espaço privilegiado para o debate, troca de ideias e a reflexão sobre os desafios relacionados à alimentação escolar em Santa Catarina. No encontro, foram apresentadas estratégias e soluções para contribuir com a promoção de uma alimentação saudável e sustentável nas escolas do estado.