Estudantes do ensino médio da escola Bom Pastor, de Chapecó e do Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, estão entre os semifinalistas do prêmio Solve for Tomorrow Brasil. Em sua 10ª edição, a iniciativa global da Samsung quer estimular estudantes de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.
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Com o propósito de encorajar as futuras gerações a desenvolverem ao máximo o seu potencial e tornarem-se pioneiros em transformações sociais positivas para um mundo melhor, a competição conta com duas escolas catarinenses entre os 20 semifinalistas.
A premiação tem foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que parte de um desafio ou problema com múltiplas possibilidades de soluções ou respostas. Nela, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas, de forma inovadora.
A equipe da escola Bom Pastor desenvolveu o projeto “Handy Bompa” – dispositivo vestível para auxiliar no deslocamento de pessoas cegas. Com o equipamento, a equipe deseja contribuir com um deslocamento mais seguro de pessoas que não conseguem ver.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado por três alunas do segundo ano do ensino médio. Para desenvolver o dispositivo, as estudantes realizaram pesquisas de campo em uma associação da cidade que reúne pessoas com deficiência visual de alto grau ou cegas.
“Nossos professores nos orientaram a observar a sociedade e tentar identificar uma situação problema. Neste sentido, em determinada manhã, indo para escola, tropecei em um desnível do pavimento, e comentamos brincando: “Imagina se eu não conseguisse ver…” rimos da situação e surgiu um estalo… Como podemos contribuir para um deslocamento mais seguro para pessoas que não podem ver”, explica a estudante Júlia Freider.
Elas chegaram à conclusão que algumas das limitações enfrentadas por cegos poderiam ser significativamente minimizadas: foi aí que surgiu a “bengala automatizada”, que ajuda a identificar objetivos que as bengalas comuns, usadas por pessoas com deficiência visual, não conseguem identificar.
“As alunas desenvolveram conhecimentos de robótica e aplicaram matemática para a solução de um problema concreto. O mais interessante é observar que o trabalho tem uma relevância social bem significativa, já que o conhecimento produzido na escola está retornando para a comunidade”, destaca o professor Oeliton Vieira Fortes, orientador do projeto.
Já o Cedup Abílio Paulo desenvolveu o projeto “Melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água”, para economia de energia elétrica. O trabalho foi desenvolvido por estudantes do terceiro ano do ensino médio, dentro da trilha de administração.
Segundo o professor orientador , Felipe Torquato Vieira, o projeto é importante para o meio ambiente por se tratar da melhoria da eficiência energética no uso de uma energia renovável. “O uso de placas fotovoltaicas está muito em evidência na atualidade, no entanto, não é divulgado que a eficiência da placa é baixa, cerca de 20%. Para tentar melhorar essa eficiência, nós realizamos esse projeto”, explica.
Ainda de acordo com Felipe, além da relevância social do trabalho, a participação no prêmio é também uma forma de incentivar outros alunos e professores a divulgarem seus trabalhos.
Até o próximo dia 29 de setembro, as equipes semifinalistas irão participar de mentorias técnicas. Estudantes, docentes, escolas e gestores responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa da seleção.