Principal ferramenta de mudança social, a educação é a base de tudo! Por isso é tão importante valorizar os profissionais da educação, que se dedicam a ensinar, levando conhecimento e concentrando seus esforços para promover um ensino de qualidade. No Brasil, comemora-se em 6 de agosto o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.
Leia mais: Pastelaria Arco Íris: Estudantes criam empreendimento baseado na sustentabilidade
A data visa dar destaque para a atuação de todo conjunto de profissionais que se dedicam na função nobre que é educar: docentes; profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência; direção ou administração escolar; planejamento; inspeção; supervisão; orientação educacional e coordenação pedagógica.
E como diria Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Veja a seguir cinco educadores brasileiros que fizeram história e foram fundamentais para a construção de uma educação de qualidade no país.
-
Anísio Teixeira (1900-1971)
Educador baiano, Anísio Teixeira é considerado um dos maiores defensores do direito à educação no Brasil. Defendia um espaço democrático nas escolas, a fim de garantir o pensamento autônomo e livre dos estudantes para que eles pudessem se preparar para construir a sociedade que desejavam.
Autor de mais de dez livros, Anísio foi o criador da primeira experiência de educação integral no Brasil, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro. O educador foi o idealizador das Escolas Parque, e criador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além de um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).
-
Darcy Ribeiro (1922-1997)
Próximo de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro foi um dos principais antropólogos e pensadores da educação no Brasil. Ele atuou fortemente pela defesa da escola pública e pela atenção ao desenvolvimento integral dos estudantes, tornando-se um dos maiores defensores da escola pública no país. O educador foi Ministro da Educação e Chefe da Casa Civil no governo João Goulart, Durante o período ditatorial, contribuiu com reformas e discussões educacionais em diferentes países.
-
Dermeval Saviani (1943 – hoje)
Dermeval Saviani leciona até hoje e é um dos principais educadores brasileiros. Junto com José Carlos Libâneo, criou a Teoria Crítica-Social dos Conteúdos. De acordo com a teoria, as escolas e os conteúdos apresentados em sala de aula, devem levar o aluno à reflexão. O estudo foi criado para se contrapor à ditadura, que censurava grades curriculares que levavam o aluno a analisar questões históricas e sociológicas.
-
Florestan Fernandes (1920-1995)
Florestan Fernandes foi um dos sociólogos mais influentes do Brasil, e um dos maiores defensores da educação integral no país. Ele acreditava que a educação tem a capacidade de transformar a sociedade, tendo a escola como base para isso. Para o educador, a escola seria a instituição prioritária de fortalecimento do que ele chamava de cultura cívica, atenção ao interesse comum.
Florestan deixou dois legados: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – aprovada pouco tempo depois de sua morte e que enunciava o direito à educação integral-, e o posicionamento de enfrentar as heranças coloniais e escravocratas, com o combate ao racismo e a todas as formas de exclusão e opressão.
5. Paulo Freire (1921-1997)
Considerado um dos maiores da área no Brasil, Paulo Freire era formado em direito, mas passou grande parte da sua vida dedicando seus estudos para a educação. O educador é um dos responsáveis pela criação da Teoria Crítica, que estuda a vivência do aluno, o contexto em que ele se encontra. Um de seus principais legados foi a criação do método de compreensão da alfabetização a partir de palavras-chave, permitindo que jovens e adultos conseguissem estudar mesmo sem terem sido alfabetizados. Com isso, ele possibilitou que jovens e adultos fossem alfabetizados em 45 dias!