Profissionais da educação e sua missão de contribuir com uma sociedade mais igualitária

Conheça a história de 5 grandes profissionais da educação do Brasil e suas metodologias

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Principal ferramenta de mudança social, a educação é a base de tudo! Por isso é tão importante valorizar os profissionais da educação, que se dedicam a ensinar, levando conhecimento e concentrando seus esforços para promover um ensino de qualidade. No Brasil, comemora-se em 6 de agosto o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Professora lê para alunos de escolas primárias multiculturais sentados no chão em sala de aula na escola

Professora lê para alunos em sala de aula – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

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A data visa dar destaque para a atuação de todo conjunto de profissionais que se dedicam na função nobre que é educar: docentes; profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência; direção ou administração escolar; planejamento; inspeção; supervisão; orientação educacional e coordenação pedagógica.

E como diria Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Veja a seguir cinco educadores brasileiros que fizeram história e foram fundamentais para a construção de uma educação de qualidade no país.

 

  1. Anísio Teixeira (1900-1971)

Educador baiano, Anísio Teixeira é considerado um dos maiores defensores do direito à educação no Brasil. Defendia um espaço democrático nas escolas, a fim de garantir o pensamento autônomo e livre dos estudantes para que eles pudessem se preparar para construir a sociedade que desejavam.

Autor de mais de dez livros, Anísio foi o criador da primeira experiência de educação integral no Brasil, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro. O educador foi o idealizador das Escolas Parque, e criador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além de um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).

 

  1. Darcy Ribeiro (1922-1997)

Próximo de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro foi um dos principais antropólogos e pensadores da educação no Brasil. Ele atuou fortemente pela defesa da escola pública e pela atenção ao desenvolvimento integral dos estudantes, tornando-se um dos maiores defensores da escola pública no país. O educador foi Ministro da Educação e Chefe da Casa Civil no governo João Goulart, Durante o período ditatorial, contribuiu com reformas e discussões educacionais em diferentes países.

 

  1. Dermeval Saviani (1943 – hoje)

Dermeval Saviani leciona até hoje e é um dos principais educadores brasileiros. Junto com José Carlos Libâneo, criou a Teoria Crítica-Social dos Conteúdos. De acordo com a teoria, as escolas e os conteúdos apresentados em sala de aula, devem levar o aluno à reflexão. O estudo foi criado para se contrapor à ditadura, que censurava grades curriculares que levavam o aluno a analisar questões históricas e sociológicas.

 

  1. Florestan Fernandes (1920-1995)

Florestan Fernandes foi um dos sociólogos mais influentes do Brasil, e um dos maiores defensores da educação integral no país. Ele acreditava que a educação tem a capacidade de transformar a sociedade, tendo a escola como base para isso. Para o educador, a escola seria a instituição prioritária de fortalecimento do que ele chamava de cultura cívica, atenção ao interesse comum.

Florestan deixou dois legados: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – aprovada pouco tempo depois de sua morte e que enunciava o direito à educação integral-, e o posicionamento de enfrentar as heranças coloniais e escravocratas, com o combate ao racismo e a todas as formas de exclusão e opressão.

 

5. Paulo Freire (1921-1997)

Considerado um dos maiores da área no Brasil, Paulo Freire era formado em direito, mas passou grande parte da sua vida dedicando seus estudos para a educação. O educador é um dos responsáveis pela criação da Teoria Crítica, que estuda a vivência do aluno, o contexto em que ele se encontra. Um de seus principais legados foi a criação do método de compreensão da alfabetização a partir de palavras-chave, permitindo que jovens e adultos conseguissem estudar mesmo sem terem sido alfabetizados. Com isso, ele possibilitou que jovens e adultos fossem alfabetizados em 45 dias!

 

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