Primavera: saiba mais sobre a estação das flores

Entenda as características, a relação com o equinócio e o porquê das flores desabrocharem na primavera

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

No último sábado (23), nos despedimos do inverno para dar lugar à primavera, também conhecida como a estação das flores, onde as temperaturas são mais agradáveis. A primavera é marcada pelo reflorescimento da flora terrestre, pois é nesse período que brotam os mais lindos girassóis, orquídeas, rosas, hibiscos, entre outras.

Campo de flores com pôr do sol ao fundo- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Organização nos estudos: como criar uma rotina saudável e eficaz?

Na primavera, o ar costuma ser mais úmido que no inverno, novas folhas brotam nas árvores e abrem-se as flores, fazendo com que o romantismo fique no ar. Por ser o período de desabrochamento, é a melhor época para aproveitar a quantidade de frutas, legumes e verduras dessa estação: abacaxi, mamão, acerola, abóbora, brocólis, berinjela e couve-flor.

O mais curioso da primavera é que até os animais apresentam comportamentos característicos, principalmente pelo fato do aumento da temperatura. Inclusive, muitos tendem a acordar do período de hibernação em busca de alimento – como ursos, esquilos, sapos, ouriços, castores, caracóis e algumas espécies de serpentes.

 

Principais características da primavera

Essa é a estação do ano conhecida como a estação das flores, quando as paisagens costumam ficar mais bonitas. Isso acontece devido ao movimento de translação da Terra – que é o deslocamento que a Terra faz ao redor do Sol -, e proporciona variação na energia solar em vários pontos do planeta ao longo do ano.

E essa variação é a responsável pela diferenciação dos climas, o que deixa cada estação do ano com as suas devidas particularidades quanto a temperaturas médias, índices pluviométricos, umidade do ar, entre outros.

Outra característica da primavera é no que diz respeito à duração do dia e da noite. Essa estação é marcada fortemente pelo equinócio de primavera, o que seria o posicionamento médio do Sol em relação à Terra.

 

Saiba mais sobre o equinócio de primavera

Esse é um fenômeno astronômico que marca o início dessa estação. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, esse é um evento que acontece no mês de setembro e também em março. No caso de setembro, representa o fim do inverno e começo da primavera.

Durante o fenômeno, o sol incide com uma maior intensidade na região equatorial da Terra – marcado pela umidade do ar – fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração, 12 horas cada. Isso porque os raios solares incidem diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios sejam iluminados de igual forma.

Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano, em março e em setembro. O equinócio de março marca o início das estações do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. Já o de setembro é marcado pelo início da primavera no Hemisfério Sul e outono no Hemisfério Norte.

 

Por que é nessa estação que as flores se abrem?

Essa fase de desabrochamento da planta é responsabilidade de apenas um gene, dá para acreditar? Ele é chamado de Apetala. É através dele que todo o florescimento das plantas é desencadeado, isso quando estiver ativo. Acontece da seguinte forma:

Primeiro, ele manda o sinal para o meristema, que são os tecidos responsáveis pelo crescimento das plantas. Esse start acontece em diferentes períodos para cada planta, que são influenciados diretamente pelo clima, incidência da luz e boas fases do solo. O Apetala identifica o início da primavera com base nesses fatores.

Além disso, a engenharia genética vem realizando estudos para entender o mecanismo da Apetala em outras épocas do ano, para que assim, tenhamos árvores floridas em outras estações, além da primavera.

 

Conheça as flores que se destacam na primavera:

  • Girassóis;
  • Hortênsias;
  • Hibisco;
  • Violeta;
  • Dama-da-noite;
  • Jasmim-estrela;
  • Rosas;
  • Orquídeas;
  • Tulipas.

 

Confira mais Notícias