Aconteceu na manhã desta terça-feira (1), na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o pré-lançamento do livro “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero”, de autoria da professora de língua portuguesa, Fabiana Nogueira Mina. A obra é o resultado da experiência sustentável Lixo Zero, coordenada por Fabiana na EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, na Grande Florianópolis.
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“Esse livro é uma ferramenta de transformação para as escolas. Nele, o leitor encontrará um manual de como transformar sua escola em escola lixo zero. Descobrir como desafiar os alunos, como tornar a escola mais atrativa, porque esse é o nosso grande desafio na educação: tornar a escola atrativa para que os alunos queiram estar nela, explica a autora.
A publicação apresenta, em 250 páginas, depoimentos e experiências dos professores, aplicando a pedagogia do educador Paulo Freire ao conceito lixo zero na sociedade contemporânea. O livro sugere práticas e hábitos com a adoção do lixo zero e traz, em detalhes, a transformação social e ecológica que aconteceu no colégio Aldo Câmara da Silva, que conta com a participação de toda a comunidade escolar, especialmente dos estudantes, os protagonistas de todo o trabalho.
“Esse projeto refletiu tanto em hábitos e atitudes do nosso dia a dia quanto na questão do amadurecimento, porque criou em nós uma responsabilidade muito maior. Antes de fazer parte dessa experiência, eu já tinha o cuidado de não descartar nada na rua, mas aí passei a ter mais atenção, a perceber que aquele resíduo não é lixo, ele pode ter um outro destino, um outro encaminhamento. Além disso, comecei a separar o reciclado do orgânico, e passei a utilizar cada vez menos plástico”, conta a estudante Emanuely de Souza Corrêa.
Segundo a diretora da EEB Aldo Câmara da Silva, Marciléia Pereira Santos, o livro é um divisor de águas na história do colégio. “Ele vai propiciar a outras escolas, outros públicos, o conhecimento desse projeto tão importante, que leva a história dos nossos alunos, da escola e a nossa metodologia de trabalho”, destaca.
O livro conta ainda com a autoria de Rodrigo Sabatini e Vilja Colliander. Rodrigo é presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e explica que o projeto dá aos alunos uma consciência sobre suas responsabilidades, sobre suas escolhas e as consequências. “Existe um processo de construção de uma cidadania, de uma troca de saberes, de uma participação na construção de todos esses alunos. Só assim a gente vai ter uma educação mais construtiva, mais participativa dos alunos, a partir de uma educação focada em projeto. Além do envolvimento com a realidade muito grande, de como você pode transformar a si próprio o ambiente escolar e a sociedade”, conclui.
O projeto
Tudo começou em 2019, na EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, quando a professora Fabiana sugeriu que os alunos produzissem artigos de opinião sobre os malefícios do uso de sacolas plásticas. O que ela não imaginava é que isso mudaria a vida e a rotina de toda comunidade escolar. Fabiana trabalhou em sala de aula o tema com os alunos do 9º ano e sugeriu que eles realizassem uma ação prática na escola relacionada à temática.
Para incentivar os estudantes, a professora convidou o presidente do Instituto Lixo Zero para realizar uma palestra na escola. Desse encontro surgiu o desafio de reduzir em 90% todos os resíduos que eram destinados a aterros sanitários. A turma envolveu toda a escola para que fossem retirados 130 kg de resíduos por semana do aterro sanitário.
A partir daí, todas as ações futuras contribuíram para o sucesso da iniciativa que tornou a EEB Aldo Câmara da Silva a primeira escola Lixo Zero do país, transformando a escola em referência nacional e internacional. A certificação é emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil somente para instituições que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente.
Atualmente a escola produz, por semana, apenas 7kg de rejeitos que tem como destino o aterro sanitário. A escola conquistou, ainda, o Prêmio Lixo Zero 2019 de Boas Práticas e compartilhou sua experiência em Portugal. Hoje, o modelo adotado em Santa Catarina já é aplicado em 150 escolas estaduais do Rio de Janeiro.
Os autores
A autora Fabiana Nogueira Caetano Mina é natural de Laguna e professora de Língua Portuguesa desde 2008. Formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, é especialista em Mídias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, efetiva na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Mentora e coordenadora do projeto “Escola Lixo Zero”, na EEB Aldo Câmara da Silva, a primeira Escola Lixo Zero do Brasil. Atualmente, também é professora do curso Escolas Lixo Zero, pela Academia Lixo Zero Brasil e palestrante, difundindo o conceito Lixo Zero para escolas.
O co-autor, Rodrigo Sabatini é natural de Lages e presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Engenheiro formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, é membro do conselho da Zero Waste International Alliance – ZWIA, fundador e mentor do movimento Zero Waste Youth. Sabatini criou diversos programas de gestão de resíduos sólidos e reciclagem para empresas, instituições, condomínios e cidades. Presta consultoria e é palestrante, treinando profissionais para aplicar o modelo Lixo Zero por meio de cursos da Academia Lixo Zero.
A co-autora, Vilja Alma Maria Colliander, é natural de Askola, Finlândia. Ela é mestre em Sociologia pela Universidade de Helsinki, Finlândia e bacharel em História que inclui Estudos Latino-Americanos e da Língua Portuguesa. Em 2022 fez um estágio para o Instituto Lixo Zero Brasil em São José/SC, com orçamento do programa EDUFI do Ministério de Educação da Finlândia, o que lhe permitiu colaborar para a escrita deste livro com os professores e alunos da escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva, Primeira Escola Lixo Zero do Brasil.