A Casa Familiar Rural de Saudades realizou nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a 1ª Mostra de Conhecimentos, que tem como objetivo apresentar todo o aprendizado teórico desenvolvido em sala de aula. A ideia é proporcionar a jovens que moram no campo, um futuro profissional no meio rural. O evento reuniu um público de mais de 800 pessoas entre comunidade escolar, poder público, instituições parceiras e comunidade em geral.
Leia mais: Setembro Amarelo: a importância de falar sobre saúde mental no ambiente escolar
A feira contou com 16 oficinas, divididas nos setores de produção animal e vegetal, sempre buscando aliar os conceitos de sustentabilidade dos processos. Na ocasião, os alunos do Ensino Médio puderam mostrar tudo o que aprenderam na Casa Familiar Rural: atividades com animais, sementário, aquaponia, hidroponia, composteira, entre outras.
“A mostra é uma oportunidade de fazer com que os alunos se desafiem, expondo o que eles aprendem aqui, conciliando teoria e prática. A feira possibilita, ainda, com que eles pratiquem a comunicação, e percam o medo de falar em público, uma vez que esses alunos serão futuros técnicos”, explica o coordenador da Casa Familiar Rural de Saudades, Miro Weber Junior.
A Casa Familiar Rural é um programa da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com associações das Casas Familiares Rurais. Na instituição, os alunos realizam o Ensino Médio integrado com o curso técnico em zootecnia. São três anos de estudos, que contemplam disciplinas voltadas para a parte agrícola e veterinária, sendo a sucessão familiar o maior objetivo do programa.
As aulas na Casa Familiar Rural acontecem em regime de internato, onde o aluno passa uma semana na escola e outro período na propriedade da família, onde têm a oportunidade de colocar em prática os aprendizados adquiridos. Os jovens saem capacitados para o mercado de trabalho, podendo atuar como Técnicos em Cooperativas, Agropecuárias, Lavouras e Granjas ou seguirem a vida acadêmica na Medicina Veterinária, Agronomia ou Zootecnia.
Fernando Luiz Kuhn é aluno do terceiro ano do Ensino Médio e é filho de produtores da região, que trabalham com bovinocultura de leite e lavoura. Para ele, a mostra foi uma experiência muito positiva. “A feira foi uma oportunidade de demonstrar nossos conhecimentos para o público. No meu caso em específico, a Casa Familiar ajudou muito no sentido de entender melhor como funciona cada parte da lida com bovinocultura de leite, as peculiaridades dos animais e tudo mais”, conta.
Em funcionamento há 29 anos, a Casa Familiar Rural de Saudades já formou centenas de jovens Técnicos em Zootecnia e aptos a realizarem a sucessão familiar na propriedade rural, reforçando o objetivo da instituição, de apoiar a permanência do jovem no campo, fortalecendo o elo com a agricultura familiar.