No domingo (27), mais de cinco mil candidatos vão disputar, através do exame de classificação, 1.162 vagas para entrar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As vagas são para 32 cursos técnicos que são integrados ao Ensino Médio. A prova irá acontecer em 13 campus espalhados pelo Estado.
Leia mais: Vestibular UDESC: faculdade abre inscrições com quase 1,5 mil vagas
A prova tem duração de três horas com início às 14h. Cada candidato terá que responder 20 questões de múltipla escolha, com assuntos do Ensino Fundamental, sendo 10 questões sobre Matemática e 10 de Língua Portuguesa. No edital do exame o estudante consegue conferir o conteúdo programático para a prova com sugestão de bibliografia.
O exame de classificação será realizado nas seguintes cidades: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
Quem for aprovado, começara a cursar o Ensino Médio Técnico no IFSC no começo de 2023, sem data específica até o momento. E o candidato já pode ficar de olho no gabarito no próprio domingo, após às 18h, na página de Provas e Gabaritos.
Cursos do IFSC e dicas para os candidatos
O IFSC, ao redor do Estado, disponibiliza mais de 40 cursos. Desde alimentos, até informática e química, o Instituto conta com uma ampla rede de ensino. Neste processo seletivo, química é um dos técnicos mais concorridos, no Campus Florianópolis, com 15,81 candidatos por vaga.
Em seguida vem os cursos técnicos de eletrônica, eletrotécnica e edificações, todos em Florianópolis.
E para não ficar perdido sobre quando sai o resultado, onde ver, o que levar para a prova e tudo mais, aqui estão algumas dicas que o próprio IFSC libera para os candidatos:
Datas para ficar de olho:
- 27/11 – Realização do Exame de Classificação;
- 27/11 – Divulgação do gabarito preliminar da prova.
Dicas:
- Conheça a prova que você vai fazer;
- Consultar as provas antigas que foram realizadas pelo IFSC;
- Apresente documento oficial de identificação com foto;
- Chegue ao local de prova pela menos uma hora antes;
- O candidato que chegar após o fechamento dos portões ou não apresentar documento oficial não poderá realizar a prova;
- Leve caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul;
- É proibida a consulta a qualquer material e o uso de calculadoras, relógio, boné, óculos escuros, celulares, smartphones ou qualquer outro tipo de recurso eletrônico.