Seis estudantes de Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Senador Evelásio Vieira, de Blumenau, foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento aconteceu entre os dias 11 a 14 de dezembro, na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro e rendeu aos jovens, o primeiro e segundo lugar, assim como a menção honrosa na Jornada de Foguetes.
Leia mais: Museu da História Catarinense guarda memórias importantes da educação de Santa Catarina
Para chegar até a fase final da prova prática da 51ª Jornada de Foguetes da Olimpíada, os estudantes receberam muito treinamento e estudo, inclusive fora do horário escolar. As competências foram desenvolvidas nas aulas de Ciência da Natureza, com supervisão da professora Cátia Cilene Voss Dolberth, representante oficial da Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/MOBFOG), que possui especialização na área de astronomia e astrofísica.
Para Cátia, a participação na Olimpíada foi muito proveitosa, com grande aprendizado para a equipe. “Tivemos oportunidade de conhecer muitas pessoas, inclusive professores e equipe técnica do evento, que nos deram várias dicas. Nossa intenção era conhecer a competição mais de perto e sonhar pela conquista no próximo ano. Mas pra nossa felicidade veio esse ano, na nossa primeira vez”, conta entusiasmada.
Durante as fases regionais, que envolveram provas práticas e teóricas, os estudantes reunidos somaram 44 medalhas, sendo 35 delas de ouro. Das nove equipes participantes, três foram selecionadas para participar do lançamento de foguetes movidos a propelente de combustível sólido da OBA.
A competição é constituída de 5 níveis, e as equipes da escola Evelásio Vieira foram todas inscritas no nível 5 – foguetes produzidos a partir de componentes sólidos. Durante o evento as equipes de Blumenau tiveram a oportunidade de aprimorar os modelos e realizar o lançamento dos foguetes, conquistando os lugares mais altos do pódio.
Em primeiro lugar foram selecionados os estudantes Danton Schmitt e Juliana Ern, em segundo, Kauany dos Santos e Mariana Becker, e como menção honrosa, foram destacados Emanuelle Defreyn e João Paulo Boing.
O estudante Danton lembra que a equipe chegou na Olimpíada com o objetivo de aprender com toda a experiência da competição, “mas não faríamos jus ao nosso estado e município se não almejássemos e lutássemos pelo pódio. Como novatos no evento, esperávamos que não seríamos nada mais que a média, mas felizmente fomos surpreendidos, ao ver o quão longe o esforço e o auto aperfeiçoamento levaram nosso foguete”, relembra.
“Ter a oportunidade de participar deste evento foi muito gratificante, foi uma experiência muito boa conhecer outras pessoas com o mesmo objetivo e aprender mais sobre, mas também estávamos lá para representar nossa cidade e nosso estado e o melhor jeito de representar o estado é subindo ao pódio”, conta Kauany dos Santos.
“Os alunos mostraram que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Como é bonito perceber o quanto eles se esforçaram, o quanto eles lutaram e foram muito merecedores desse prêmio! Alunos, professores e gestores estão de parabéns, mostraram que a escola pública tem muito potencial, eles são exemplos para todos nós que somos da educação catarinense”, Cleusa da Kratz, coordenadora da regional de Blumenau.
Para o diretor da escola, Estevão José da Cunha, muita coisa bacana acontece dentro da escola pública, basta apenas um pouco de incentivo. “Essa conquista é um sinal de que a escola pública tem vida, tem esperança, tem pessoas com o objetivos de transformar o ambiente escolar para que os alunos também possam sonhar. Os sonhos são possíveis quando incentivados e a escola está aqui para apoiar e dar condições para que seus alunos possam desenvolver seus projetos e transformar seus sonhos em realidade.”
Além da OBA, alguns dos alunos foram convidados para participar da seletiva para as olimpíadas internacionais no ano de 2024, que consiste em três provas dissertativas.