No último dia 13 de julho foi comemorado o Dia Mundial do Rock aqui no Brasil, e para celebrar a data, a EEB Benjamim Carvalho de Oliveira, do município de Ipumirim, realizou um evento com apresentações envolvendo o universo do Rock.
A comemoração faz parte do projeto Rock Através do Tempo, que tem como objetivo despertar nos alunos o interesse sobre o conhecimento crítico a respeito desse gênero musical. O projeto envolveu muita pesquisa e abrangeu de forma conjunta várias disciplinas, com destaque para o trabalho em equipe e o protagonismo dos estudantes.
Leia mais: Escola de Capão Alto desenvolve projetos esportivos que envolvem toda a comunidade
Foi uma manhã dedicada ao Rock, com apresentações contextualizadas, contando um pouco da história de cada década, declamaçōes em Inglês e português de letras de músicas, apresentação de slides feitos com Avatars, apresentação de danças das décadas estudadas e até apresentação de professores.
“Tentamos trazer o melhor que cada aluno tem a oferecer. Acredito que o evento foi uma intervenção cultural revolucionária, afinal, não podemos esquecer que a escola deve ser em sua base, um centro cultural, onde os estudantes se sintam motivados, valorizados e representados, e nada melhor do que utilizar a arte para explorar esses conceitos”, destaca a professora de Inglês, Samara Hellen Da Cruz.
O projeto Rock Através do Tempo surgiu da vontade de alguns professores em apresentar aos alunos dessa geração, um repertório diferente do que a maioria deles conhece, na tentativa de resgatar e celebrar bandas e canções nacionais e internacionais. O projeto buscou, ainda, estimular os alunos a terem um maior contato com a música, a história e até mesmo uma segunda língua estrangeira – como o inglês e o espanhol.
Durante um mês, os alunos realizaram uma série de atividades de pesquisa sobre a história de algumas bandas, cantores e músicas do Rock nacional e internacional. O estudo foi relacionado basicamente ao contexto histórico-cultural referente ao Dia Mundial do Rock, buscando avaliar o impacto musical e social do gênero desde seu surgimento.
Tendo como base os diversos estilos musicais e artísticos protagonizados pelo rock no início da década de 50 até os anos 2000, os alunos reproduziram as capas dos álbuns de algumas bandas, refletindo a visualidade e leituras culturais de cada época.
“Partindo do princípio em que estamos cercados por arte, especificamente a música, o projeto buscou apresentar e desenvolver a criticidade e a desenvoltura artística do aluno em relação a educação musical”, explica a professora de Artes, Andresa Angela Schiavini. Ainda segundo Andresa, a música, assim como a arte, acompanha e cria constantemente o reflexo da sociedade em que vivemos através de determinados períodos.
ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ROCK
O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985, com um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.
O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros. O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock.
A data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarristas e um baterista.
Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data é comemorada especialmente no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock. Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho. Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do rock n’ roll nacional e internacional.
O rock é um gênero musical composto por vários subgêneros e que teve origem nos Estados Unidos (EUA), a partir da década de 50, tendo forte influência de basicamente três ritmos, sendo eles: o Blues, Jazz e o Country. Além de ser um estilo musical contagiante, é também conhecido por ter como característica um forte apelo comportamental, cheio de atitude e irreverência.