No Brasil o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Com o objetivo principal de conscientizar as pessoas a respeito da preservação deste recurso natural, a data é o momento ideal para a reflexão sobre o desmatamento e a importância da conservação das matas.
Leia mais: Avaliação Institucional das Unidades Escolares da Rede Pública Estadual
As árvores são constantemente exterminadas em razão da expansão urbana, resultando no desmatamento de grandes áreas, o que interfere diretamente na vida de toda a população. O desmatamento provoca erosões, assoreamento de rios, redução das chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Por isso, o Dia da Árvore deve servir de reflexão sobre nossas atitudes em relação a esse importante recurso natural. Muito mais do que um ato simbólico, o dia 21 de setembro deve ser encarado como uma oportunidade de mudança de hábitos, já que as ações de hoje, vão refletir nas futuras gerações.
Isso sem falar na conscientização sobre a conservação das matas, assim como a necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Mas afinal, qual a importância da árvore?
Além de ser um valioso símbolo da natureza, a árvore é uma das mais importantes riquezas naturais e suas diversas espécies são fundamentais para a vida na Terra. As árvores possuem papel primordial na produção de oxigênio e suas raízes são responsáveis por evitar o processo de erosão.
Elas melhoram a umidade relativa do ar por meio da evapotranspiração e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de seres vivos, inclusive o homem.
As árvores são responsáveis, ainda, por diminuir a temperatura do ambiente. Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor. Isso sem falar em sua beleza única, que transforma as paisagens naturais e também as urbanas.
Além de alimento, as árvores também fornecem a madeira – que serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel.
Desta forma, é fundamental que haja campanhas de reflorestamento e educação ambiental, para que as árvores sejam preservadas. É importante que cada um de nós faça a sua parte, para que as próximas gerações consigam viver em um planeta melhor. Proteger o meio ambiente é responsabilidade de todos!
Conheça a árvore símbolo de cada região do Brasil:
Região Norte – castanheira;
Região Nordeste – carnaúba;
Região Centro-Oeste – ipê amarelo;
Região Sudeste – pau-brasil;
Região Sul – araucária.