Dia da Amazônia: como trabalhar o desmatamento e as queimadas do bioma em números

Utilizar a temática ambiental na disciplina de matemática é fundamental para a análise de dados estatísticos relacionados ao bioma da Amazônia

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Hoje, dia 5 de setembro, é o dia da Amazônia, a maior reserva natural do mundo! Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta.

Vista aérea da Floresta Amazônica no Brasil- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Governo do Estado abre processo seletivo de professores ACTS

Para falar sobre o tema, pensamos em abordar a união do meio ambiente com os números. Mas você com certeza deve estar se perguntando como se dá a relação entre a Amazônia e a Matemática. Pois bem, no que diz respeito a pesquisas científicas, a matemática desempenha um papel em estudos que se destinam à compreensão e simulação dos fenômenos naturais complexos, tal como o ato do desmatamento e queimadas.

Outro ponto onde a matemática é fundamental também, é para a análise de dados estatísticos relacionados ao bioma. Um bom exemplo, é a utilização da disciplina para processar as áreas de informações, permitindo assim, a criação de mapas, gráficos e indicadores que irão auxiliar no acompanhamento e mudanças na área ao longo dos anos.

E convenhamos, que em tempos como esse, onde as mudanças climáticas estão sofrendo grandes impactos com atividades humanas, é de extrema importância levantar essas questões com base em dados e números para uma maior conscientização referente ao desmatamento e queimadas do bioma brasileiro. Com isso, os estudantes irão se tornar cidadãos mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente, além do enriquecimento no ensino-aprendizagem.

Inclusive, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação ambiental é tida como um tema transversal, isso porque ela aborda questões sociais e demandas que possam vir a interferir na vida dos alunos, como é o caso da preservação e conscientização do meio ambiente. Como diz Ferreira e Wodewotzki, ‘’abordar questões ambientais no exercício da linguagem matemática pode tornar o ensino e o aprendizado da matemática mais promissor, além de tornar o indivíduo mais crítico, consciente e reflexivo em relação aos problemas ambientais’’.

E foi pensando nisso, que preparamos 4 atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos dos anos finais do ensino fundamental e os do ensino médio, para gerar reflexões e discussões acerca do contexto da região amazônica.

 

  • Desenvolver uma lista dos 10 municípios que mais desmataram no ano de 2022

A primeira atividade consiste em consultar os dados de desmatamento nos 10 municípios no ano de 2022, ordenando de maneira descendente os resultados das áreas desmatadas e comparando os municípios da lista em termos de área total e área desmatada. Com o principal objetivo de verificar se os municípios com maior área foram os que mais desmataram em 2022.

A verificação dos dados de desmatamento por municípios é realizada por meio da Prodes Digital, link do site. O projeto Prodes é o responsável por realizar o monitoramento por satélites do desmatamento na Amazônia.

 

  • Listar os dez municípios mais desmatados em 2022 para calcular a proporção da área desmatada

Essa é uma atividade que vai trabalhar relacionada com a atividade anterior. Com base na lista realizada dos municípios mais desmatados em 2022, realizar o cálculo da área do município e do desmatamento total de cada área em 2022, para assim ter o resultado da proporção de área desmatada. Com os dados, os alunos poderão fazer uma análise e com os resultados, uma interpretação. Esse exercício também irá utilizar o Prodes Digital.

 

  • Realizar uma análise de variação nos valores do desmatamento de cada município no período de 2012 até 2022

A penúltima atividade consiste na realização da análise sob a perspectiva da variação dos valores do desmatamento anual nos municípios nos períodos de 2012 até 2022. Isso vai permitir ter uma noção do quanto a área está sendo afetada ano após ano. Esta atividade irá utilizar as planilhas com os dados de desmatamento anual dos municípios da Amazônia. As planilhas você pode encontrar no portal do Prodes Digital.

 

  • Utilizar os dados de focos de calor para uma roda de conversa com os estudantes

Esse exercício será realizado com base nos dados fornecidos pelo BDQueimadas, um projeto do Programa Cerrado, com a iniciativa de cooperação entre os governos do Brasil e do Reino Unido, com o objetivo de contribuir para a mitigação do clima e para melhoria da gestão de recursos naturais.

Nessa atividade, você irá utilizar as planilhas com os dados de focos de calor, que estará na parte de planilha com dados de desmatamento anual por município, por meio do site da BDQueimadas, link do site.

A partir dos números detectados, realizar uma análise na roda de conversa com os alunos, trazendo à tona os motivos que podem ter levado a queimada, e a relação da ocorrência de focos de calor e o desmatamento.

Levantar esses dados por meio da análise matemática é uma ótima oportunidade para, proporcionar o entendimento da gravidade atual em que a Amazônia se encontra no que diz respeito ao desmatamento e queimadas, além de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação desse bioma tão rico e importante para nós enquanto sociedade.

 

Confira mais Notícias