Como usar temas transversais para apoiar a aprendizagem?

Os temas transversais quando trabalhados em sala de aula podem auxiliar na formação do cidadão

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Desde o surgimento da educação brasileira, o foco foi centralizado para os conteúdos tradicionais, sendo eles trabalhados nas salas de aula, como matemática, português, química, física, etc. Essas são matérias completamente necessárias para a educação do aluno. Mas se pararmos para pensar, a escola é a formação do estudante para a cidadania também. E por isso a importância de trabalhar os temas transversais, que são vinculados às vidas no cotidiano fora da sala de aula.

Alunos e professor em sala de aula -Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Dia do Folclore: 5 formas de trabalhar o tema o ano todo

Nesse sentido, podemos entender por temas transversais tudo aquilo que seja considerado uma questão importante, urgente e presente sob várias formas na vida habitual. Com base nisso, o Ministério da Educação (MEC), estabeleceu alguns temas que trabalham a ideia dos valores referentes à cidadania, tais como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

Contudo, não se trata de que os professores das diferentes áreas devam parar a sua programação para trabalhar os temas transversais, mas sim, evidenciar a relação entre ambos, incluindo assim, como conteúdos de sua área, associando a finalidade do estudo escolar com as questões sociais e possibilitando aos alunos o uso dos conhecimentos para além da sala de aula.

 

Mas como usar os temas transversais na aprendizagem?

Separamos por temas e, dentro deles, algumas formas de trabalhar os mesmos nas instituições de ensino, sempre respeitando as normas de cada lugar.

 

  • Ética

Através deste tema, poderão ser abordados assuntos da atualidade que possam ser estudados e analisados, tendo como referência a Proposta Pedagógica da Escola. Essa tematização conduz a rede de ensino a estimular a autonomia no que diz respeito aos valores dos estudantes, auxiliando-os a se encontrarem nas interações sociais dentro da escola e também na comunidade. Podendo abranger esses grupos temáticos: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

 

  • Saúde

A abordagem desse tema diz respeito a compreensão das noções básicas de higiene e saúde, onde cada indivíduo é responsável pelo seu próprio bem-estar. Esse tema possui uma abordagem de assuntos como, Aids, uso de drogas, gravidez na adolescência, entre outros.

 

  • Meio Ambiente

Quanto a esse tema transversal, devemos reforçar que não diz respeito apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às relações econômicas, sociais e culturais. Através desses pontos deverão ser trabalhadas pautas que induzam os alunos a momentos de reflexão, incitando-os ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

 

  • Orientação Sexual

Esse é um tema crucial para ser abordado dentro das salas de aula, mesmo tendo assuntos de foro íntimo. As formas de abordagens poderão ser vinculadas a métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, a descoberta do próprio corpo e da sexualidade, podendo ser aprofundadas a partir de evidências objetivas.

 

  • Trabalho

Com esse tema, torna-se apropriado preparar os jovens para a sua inclusão no mercado de trabalho. Sendo adequado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc.

 

  • Pluralidade Cultural

Como sabemos, a sociedade brasileira possui diversas etnias, e por isso é tão importante trabalhar o tema. Pois é por ele que é enfatizada a importância de respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o contexto étnico brasileiro. Assim, os alunos serão estimulados a conviver com diversos grupos como um fator de enriquecimento cultural.

Enfatizamos mais uma vez que, os temas transversais são mais uma forma de inclusão sobre as questões sociais no currículo escolar, que pode ser enriquecido através da ampliação de conhecimentos. As disciplinas tradicionais e as transversais se complementam e disso não podemos discordar!

Confira mais Notícias