A importância da família na escola: live da Secretaria da Educação vai debater o assunto

Secretaria de Estado da Educação e Undime/SC farão live com pais e responsáveis na terça-feira (4)

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a União dos dirigentes municipais de educação (Undime/SC) vão realizar, na próxima terça-feira (4), live com pais e responsáveis dos estudantes catarinenses para debater a importância da participação da família na escola. Com o tema “Família e escola: pontes para a educação de qualidade”, a live acontecerá a partir das 19 horas, com transmissão no canal do Youtube da SED. Clique aqui para acessar.

imagem mostra pai de mãos dadas com dois filhos chegando na escola

Pai levando seus filhos à escola – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Fortalecimento dos CEDUPs em destaque na Secretaria da Educação

Para o Secretário da Educação, Aristides Cimadon, que estará presente na live, “aproximar as famílias do dia a dia das escolas é uma das premissas do Governador Jorginho Mello. A família e a educação andam juntas”, explica. Outra contribuição será a da Secretária adjunta da educação, Patrícia Lueders, que destaca a relevância da união entre estado e município para a qualidade de ensino. “Queremos fazer um diálogo com os pais e responsáveis, para conscientizar sobre a importância da participação da família na escola”, conclui.

O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti, por sua vez, salienta que a presença familiar deve ser constante para uma educação mais efetiva. “Nós que estamos na linha de frente, precisamos ser a ponte que atua de forma estratégica na garantia do aprendizado das crianças e adolescentes, mas a escola também precisa da presença ativa dos pais nesse compromisso com a educação. Só assim conquistamos uma educação integral verdadeiramente de qualidade”, finaliza.

Além dos representantes educacionais, poderão participar os pais e responsáveis de alunos das escolas estaduais e das escolas dos 295 municípios catarinenses.

 

Sistema de colaboração entre municípios e Estado gera resultados positivos

O trabalho conjunto entre município e estado já rendeu bons frutos para Santa Catarina. Aqui no Estado, o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios, o que proporcionou a Santa Catarina o título de único estado do país a alcançar o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.

Confira mais Notícias