7 curiosidades do corpo humano

Com diversos sistemas, órgãos e células, existem algumas curiosidades do corpo humano que podem ser explicadas pela fisiologia e ciências

Formação Publicado em: Autor: Ana Caroline Arjonas

Por mais que existam tarefas simples que o organismo é capaz de executar em poucos segundos, a verdade é que cada sistema precisa estar em pleno funcionamento para que as reações sejam detectadas e as atividades possam ser concluídas. Entretanto, você já parou para pensar nas curiosidades do corpo humano?

Leia mais: Professores aprendem sobre primeiros socorros em encontro com o corpo de bombeiros

Você conhece as curiosidades do corpo humano?

Você conhece algumas curiosidades do corpo humano? – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Com tantos músculos, conexões e respostas instantâneas, fica difícil imaginar como essa máquina funciona, compreendendo o papel de cada decisão e a justificativa dos movimentos. Quer saber mais sobre o corpo e compreender aquilo que ainda é um mistério? Então aproveite para conferir e aprender!

1. Bombeando sangue

Basta lembrar das aulas de ciências para lembrar que um dos insumos mais importantes do corpo humano é o sangue. Responsável por guiar as células e glóbulos, por exemplo, o líquido precisa estar presente dos pés à cabeça literalmente.

Entretanto, você sabia que existem quase cinco litros de sangue no corpo? O cabelo, as córneas e as unhas são os únicos locais em que não há veias sanguíneas, fator que comprova a importância da substância no funcionamento adequado dos órgãos.

Por mais que exista uma grande quantidade, é importante lembrar que diversas pessoas necessitam da transfusão de sangue, ação que só é possível graças às doações que são feitas. Mas pode ficar tranquilo! Quando você decide ajudar o próximo, o organismo é capaz de repor o líquido em pouco tempo, ou seja, não vai fazer falta.

2. Dividido em muitos sistemas

Uma das curiosidades do corpo humano está relacionada com a quantidade de sistemas, afinal, são 10 conjuntos trabalhando 24 horas por dia. Digestório, cardiovascular, respiratório, excretor, endócrino, reprodutor, nervoso, tegumentar, esquelético e muscular são os agentes responsáveis por organizar cada tomada de decisão.

Enquanto alguns são responsáveis por coordenar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, por exemplo, existe um sistema focado na digestão de tudo o que comemos ou por comandar o encéfalo, medula espinhal e os nervos.

3. Qual é o órgão mais pesado?

Você, com certeza, nunca parou para pensar no peso de cada um dos órgãos, não é mesmo? Mas qual deve ser o mais pesado? Cérebro, estômago?

Por incrível que pareça, é a pele que tem o maior peso, afinal, ela é responsável por envolver e proteger todo o corpo, funcionando como uma camada. No caso de um adulto, por exemplo, a quantia pode significar 15% do peso do indivíduo — carregamos tudo isso e nem percebemos a diferença que faz no final de cada dia!

4. Composto por água

Se a água é um dos componentes mais importantes para a Terra, quando pensamos na saúde e bem-estar esse líquido segue com a mesma relevância, sendo responsável por nutrir e transportar sais minerais pelos órgãos e tecidos.

Por isso, quando fazemos a análise do peso do corpo, a estimativa é que a metade seja composta por água. Outro fato curioso é que costumamos eliminar o líquido ao longo do dia, seja pela transpiração ou urina.

Sendo assim, manter a ingestão frequente é o caminho para evitar a desidratação e manter as funções vitais em dia, como a condução da glicose e do oxigênio.

5. Menor osso x menor órgão

Uma das curiosidades do corpo humano também está relacionada ao tamanho de alguns itens. Por mais que seja difícil decorar o nome de cada osso ou de cada órgão, existem aqueles que chamam a atenção pelas peculiaridades.

O estribo, por exemplo, faz parte dos ossos que estão no ouvido, sendo o menor do corpo humano. Mas você sabia que o menor órgão está no cérebro? Com uma função importante, de regular a pressão sanguínea, a glândula pineal também influencia no sono — duas grandes responsabilidades.

6. O estômago não para de crescer

Sabe aquele momento em que comemos mais do que o esperado? Quando a vontade de repetir fala mais alto do que o desejo de parar? É nesta situação que o estômago precisa “crescer” para aceitar tudo aquilo que colocamos para dentro.

É importante ter em mente que, ao longo do dia, de acordo com o número de refeições, o tamanho do órgão pode ser alterado. Na capacidade máxima, há quem consiga ingerir até 4 litros de comida — uma quantidade extremamente significativa!

7. A hora da decomposição

Uma das principais curiosidades do corpo humano é detectada depois da morte. Por mais que muitos acreditem que a decomposição demora para começar, a verdade é que o processo tem início assim que a oxigenação do organismo é paralisada.

O primeiro ataque é feito pelas bactérias e substâncias que são produzidas ainda em vida. Sem estabilidade e diante de uma situação nova, as funções do organismo que já não existem começam a dar espaço para outros seres.

 

Confira mais Notícias